Hotel no Rio de Janeiro só contrata pacientes psiquiátricos

Há sete anos, depois de passar por internações e tentar suicídio, a fotógrafa e atriz Fernanda Tuxi, 40, decidiu que precisava rever suas relações sociais e de trabalho

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma fachada discreta na rua Bambina, em Botafogo, na zona sul do Rio, abriga a Casa Tuxi, um sobrado de 14 quartos, com banheiros privados e uma piscina. Lotada aos fins de semana e feriados, os hóspedes, que podem desembolsar até R$ 350 na diária, são avisados na recepção que todos os funcionários são pacientes psiquiátricos. Com informações do portal UOL.

Há sete anos, depois de passar por internações e tentar suicídio, a fotógrafa e atriz Fernanda Tuxi, 40, decidiu que precisava rever suas relações sociais e de trabalho. Abriu o hotel e decidiu contratar seus colegas do Caps Franco Basaglia. "Fui criada neste quarteirão e as pessoas sabiam da minha condição mental. Era a oportunidade de mostrar que sou capaz, independente da minha patologia", diz.

Casa Tuxi contrata apenas pacientes psiquiátricos (Foto: reprodução)

Possivelmente herdados da avó, que foi internada várias vezes até cometer o suicídio, Fernanda tem os diagnósticos de bipolaridade e borderline. Sem vergonha de ser quem é Fernanda é filha de uma traição do pai. A mãe, com 15 anos, se apaixonou pelo português que via na porta da escola em que ambos trabalhavam. 

Ela como ajudante de inspetor de alunos e ele, dono da frota de ônibus. O casal viveu um relacionamento de 17 anos, que foi interrompido quando a mulher se cansou de ser preterida. O quadro psiquiátrico de Fernanda começou pouco depois de o pai morrer, quando ela tinha 16 anos. 

No dia do enterro, teve o que ela chama de surto e foi internada em um hospital psiquiátrico pela primeira vez. Nessa época, ao sair da internação, decidiu não voltar a morar com a mãe, pois sofria violência sexual do padrasto e, sem casa, viveu nas ruas. Sua condição mental a prejudicou por causa do preconceito. 

Até cursar fotografia e atuação, aos 20, foi recusada em diversas seleções de emprego ao revelar seus diagnósticos. Em uma delas, para uma vaga de gerente em uma loja, foi recusada assim que abriu o jogo. "Não tenho vergonha de quem eu sou", diz.

Fernanda Tuxi, dona da Casa Tuxi (Foto: reprodução)

Fernanda chegou a ser internada no Instituto Philippe Pinel, em Botafogo, e em um manicômio judicial, após tentativa de suicídio na ponte Rio-Niterói. Foi somente em 2015, aos 33, já em acompanhamento e estável emocionalmente, abriu a Casa Tuxi e percebeu que, além de viver do seu próprio negócio, queria acolher quem, como ela, é expulso e discriminado no mercado de trabalho por sua patologia mental.

Decoração artesanal, afeto e sem preconceitos Na recepção decorada com objetos encontrados no lixo e reformados ou comprados em sites de móveis usados, a chefe é interrompida por risadas ao fazer piada ou comentários que conectam sua história a de seus funcionários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES