HU celebra 10 anos e se destaca como 3º melhor hospital público do Brasil

Hospital Universitário faz cerca de mil atendimentos por dia e em 2022 se destacou como 2º hospital público que mais faz projeto de pesquisa.

Diretor do HU, Paulo Márcio | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 10 anos do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí foi comemorado nesta terça-feira, 29, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa. Na solenidade presidida pelo presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), 12 personalidades foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Professor Benedito Silva, dentre elas, a governadora Regina Sousa, que participou do evento, junto com o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o diretor do HU, Paulo Márcio Nunes; o senador Elmano Ferrer, os deputados federais Átila Lira (Progressistas), Marcos Aurélio Sampaio (PSD), o deputado federal eleito Florentino Neto (PT), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Epserh), general Osvaldo Ferreira.

Paulo Márcio, diretor do HU (Gabriel Paulino)

Na solenidade, o presidente da Epserh, general Osvaldo Ferreira, destacou que o Hospital Universitário leva saúde e educação para a população e parabenizou a todos os servidores daquele estabelecimento de saúde.

O diretor da Epserh agradeceu aos empregados que fazem o hospital funcionar. Segundo ele, trata-se de um hospital que leva educação e saúde de forma bem feita. “Agradeço aos profissioanis que colocaram a vida em risco para cuidar da saúde dos brasileiros”, disse, enfatizando que a Rede atende 41 hospitais e mais de 60 mil empregados, que cumprem sua tarefa com excelência e em silêncio.

O diretor do HU, médico Paulo Márcio, disse que o hospital atende mil pacientes por dia, realiza 600 internações e 45 mil exames por mês. Ele anunciou a liberação de R$ 35 milhões do senador Marcelo Castro para a instalação de um instituto naquele estabelecimento de saúde destinado ao atendimento de pacientes com câncer, o que já vem sendo realizado pelo HU.

“O Hospital Universitário pertence ao povo piauiense. São 10 anos de história de uma instituição que faz mil atendimentos médicos por dia, emprega mais de 2 mil pessoas diretamente, faz mais de 600 internações e mais de 40 mil exames por mês,  faz cirurgias do coração, do câncer, sendo o único hospital público do estado a fazer tratamento de câncer”, disse Paulo Márcio, declarando que o HU mudou o paradigma na saúde do Estado, quando em 2021 ganhou prêmio da Controladoria Geral da União ao ser eleito o 3º melhor hospital público de todo o Brasil, a 5ª melhor instituição pública do País e neste ano de 2022 se tornou o 2º hospital público que mais faz projeto de pesquisa e quem ganha com isso é o povo piauiense”, disse, enfatizando que durante a pandemia, o HU foi o primeiro hospital público do Brasil  a receber pacientes de Manaus na maior operação de transporte de pacientes da história do Brasil e uma das maiores do mundo.

Ele destacou que o HU se notabilizou por prestar uma assistência de qualidade e no cuidado da saúde com amor e, sobretudo, ensinando novos profissionais de saúde a se tornarem melhores. Em seu discurso, o diretor do hospital disse que o HU tem 99,7% de aprovação da população.

SOLIDARIEDADE  

governadora Regina Sousa defendeu, em sua fala, a implantação de uma rede de solidariedade na área da saúde para atendimento à população. Ela disse que durante a pandemia do novo coronavírus os brasileiros deram um grande exemplo de solidariedade, como ocorreu com o HU no atendimento às vítimas da Covid-19 do Amazonas.

Para o deputado federal Átila Lira, o HU marca a história da saúde no Piauí. Trata-se de um hospital escola iniciado em 1989, quando era ministro da Saúde o piauiense Hugo Napoleão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES