Humanização dos serviços de saúde otimiza recuperação dos pacientes

Humanização dos serviços de saúde otimiza recuperação dos pacientes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina tem desenvolvido projetos de humaniza??o dos servi?os nas unidades de sa?de da Funda??o Municipal de Sa?de - FMS. Os projetos envolvem desde a melhoria da estrutura f?sica dos pr?dios at? o envolvimento dos pacientes em a?es que contemplam uma leitura das necessidades pessoais e sociais do paciente.

Na Unidade de Sa?de do Monte Castelo, por exemplo, o processo de humaniza??o dos servi?os teve in?cio com a inser??o de idosos do programa Agentes da Paz, uma parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assist?ncia Social - SEMTCAS. "A presen?a dos Agentes da Paz tranq?iliza os pacientes, principalmente aqueles que v?m de outras cidades. Ao mesmo tempo em que valoriza a pessoa idosa, o programa tem o poder de fortalecer a auto-estima de quem precisa ficar internado", comenta a diretora da Unidade de Sa?de do Monte Castelo, Rita Portela.

A diretora ressalta tamb?m o trabalho de cromoterapia desenvolvido no Monte Castelo, respons?vel pela diminui??o do n?vel de estresse de funcion?rios e pacientes da Unidade: "Cada enfremaria possui uma cor e um tema: flores, p?ssaros, futebol e personagens infantis. As cores e a pinturra tem?tica retiram a sisudez pr?pria de ambientes hospitalares e contribuem para otimizar a recupera??o dos pacientes, que ficam bem-humorados e se sentem mais ? vontade".

"Aqui nem parece hospital; como as paredes s?o pintadas com motivos infantis, as crian?as ficam mais alegres e se recuperam mais r?pido. Noto que a minha filha, apesar de estar com pneumonia, observa os desenhos e as cores, sorri e brinca", afirma Isabel Santos, m?e de Bianca, 1 ano, internada h? uma semana na Unidade de Sa?de do Monte Castelo.

A Unidade de Sa?de do Monte Castelo possui 20 leitos de enfermaria e realiza uma m?dia de cinco mil consultas de urg?ncia por m?s. A meta da diretoria da Unidade ? implantar, at? o in?cio de 2008, um programa de sa?de do trabalhador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES