HUT alerta para perigos no trânsito que sobrecarregam o sistema de saúde

De janeiro a agosto deste ano, o HUT atendeu a 5.956 pacientes vítimas de acidente de trânsito

HUT alerta para perigos no trânsito que sobrecarregam o sistema de saúde | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os índices de acidente de trânsito sempre foram uma preocupação de saúde pública e os atendimentos a vítimas desse perfil são uma realidade constante no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), referência estadual no atendimento a pacientes politraumatizados.

De janeiro a agosto deste ano, o HUT atendeu a 5.956 pacientes vítimas de acidente de trânsito. Foram 5.198 vítimas de acidentes de motocicletas, 249 colisões com carro e 509 atropelamentos. Desse total, 77% das vítimas foram homens, sendo que 57% tinham entre 21 e 40 anos.

Ainda com base nas estatísticas do próprio hospital, 87% dos acidentes de trânsito atendidos envolvem motociclistas e na Semana Nacional de Trânsito, o médico e diretor geral do HUT, Fábio Marcos alerta para os impactos assistenciais e econômicos para a saúde pública.

“Os acidentes de trânsito causam óbitos e podem trazer sequelas permanentes para toda uma vida, por isso atenção, cuidada e prudência no trânsito são pontos indispensáveis para garantir a segurança de todos”, disse o profissional.

Vítimas desse perfil costumam apresentar diversas lesões devido à alta velocidade e energia causada pelo impacto, envolvendo as especialidades de ortopedia, neurologia e bucomaxilo que juntas representam 69% das cirurgias realizadas na unidade.

“Independentemente do tipo de trauma sofrido é necessário ter o acompanhamento especializado para aumentar as chances de recuperação. Em muitos casos, a vítima consegue se recuperar. Porém, alguns traumas podem ser permanentes como uma perna amputada ou membros paralisados. São sequelas irreversíveis e que mudam a vida de quem sofreu o acidente”, alerta Fábio Marcos.

O número de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) para esse tipo de cirurgia gerou um custo de mais de dois milhões e meio ao sistema público de saúde somente no primeiro semestre de 2021.

Além disso, os acidentes recebidos no Hospital estão mais graves, como observa o cirurgião geral e diretor clínico, Hormone Rodrigues. “A gravidade dos pacientes que chegaram ao HUT foi maior, o que pode ser explicado pela alta negligência e aumento da velocidade dos motoristas nas ruas, gerando, consequentemente, maiores impactos nos acidentes e lesões mais sérias”, apontou.

A quantidade de cirurgias realizadas no HUT em 2021 já é mais expressivo desde 2008, quando comparado ao ano anterior houve um aumento de mais 14%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES