HUT espera aumento de cerca de 20% nos atendimentos durante Carnaval

Segundo Italo Costa, diretor técnico do HUT, os principais atendimentos nesse período incluem vítimas de acidentes de trânsito

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou nesta segunda-feira (20) que espera um aumento de aproximadamente 20% na demanda de atendimento de média e alta complexidade em função do período carnavalesco.

A unidade, vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS), fez a projeção considerando as entradas nos anos de 2021 e 2022 e a movimentação de pessoas em torno das festas, que tem reflexo no aumento dos acidentes de trânsito e das intercorrências com pacientes críticos.

HUT espera aumento de 20% nos atendimentos durante Carnaval (Foto: Ascom)

Segundo Italo Costa, diretor técnico do HUT, os principais atendimentos nesse período incluem vítimas de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, ferimentos por facas e armas de fogo e traumas por quedas. No geral, as entradas nesta época estão relacionadas ao uso abusivo de álcool.

O aumento no volume de atendimentos durante feriados prolongados resulta em maior demanda por bolsas de sangue, com isso a unidade hemoterápica do HUT, se programa com um estoque maior para garantir o atendimento desses pacientes. Por isso a doação de sangue no Hemopi é fundamental para garantir suporte, ressalta a responsável técnica, enfermeira Breila Melo.

A agência transfusional do hospital funciona 24 horas, atendendo todas as demandas dos pacientes internados e aqueles que chegam com necessidade de transfusão de emergência. O HUT possui o protocolo de transfusão maciça, modalidade indicada quando há um alto risco de vida (hemorragias, traumas, acidentes, agressões por arma de fogo, arma branca).

Para o diretor geral, Anderson Dantas, pelo perfil de assistência, o hospital tem toda capacidade de atender os pacientes politraumatizados, a unidade possui uma equipe adequada e insumos necessários para atender essa demanda, mas caso haja necessidade tem profissionais de sobreaviso que serão acionados, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES