HUT promove palestra sobre drogas para pacientes e acompanhantes

Palestra serviu para usuários tirarem dúvidas

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, o Serviço Social do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou uma palestra para divulgar os serviços oferecidos pelo Centro de Apoio Psicosocial – (CAPS) Álcool e Drogas e a Coordenadoria Estadual para Enfrentamento às Drogas – CENDROGAS. De acordo com Annalzira Soares, gerente do Serviço Psicossocial, esse tipo de informação é importante para o público do HUT, pois algumas famílias têm procurado ajuda durante o período de internação de parentes e amigos que enfrentam problemas com drogas ou bebidas alcoólicas.

“Tem se tornado bastante comum a busca por esse tipo de informação aqui no Serviço Social do HUT. Estamos trazendo profissionais de vários serviços da Prefeitura e do Estado para que nossos usuários tirem suas dúvidas e possam procurar ajuda no local certo após a alta hospitalar. Precisamos ajudar nosso público que já é tão carente de informação”, explicou a gerente.

Gizelly Aragão, assistente social e gerente de Prevenção e Acolhimento da CENDROGAS, participou do evento e explicou que essa coordenadoria trabalha com o atendimento aos dependentes químicos e de seus familiares. “Quando a família solicita a informação, fazemos o acolhimento e conseguimos descobrir toda a história do paciente, para assim podermos direcionar o melhor tipo de tratamento. Junto com a família decidimos qual o melhor tratamento. Caso seja necessária uma internação, o governo disponibiliza vagas em algumas comunidades terapêuticas”, explicou Gizelly.

A assistente do social do CAPS Álcool e Drogas, Liana Pereira, também foi convidada para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro. Ela disse que no CAPS AD, além das drogas eles também trabalham com pessoas viciadas em bebidas alcoólicas. “O atendimentos é feito de acordo com a necessidade de cada pessoa. Tem os que precisam ficar o dia todo, e tem os que ficam apenas um turno. Realizamos várias atividades em grupos e fazemos também os atendimentos individuais com orientações e reflexões sobre seus comportamentos”, destacou Liana.

Raimunda de Sousa, que estava acompanhando uma sobrinha internada no HUT, falou que sofre com um irmão que tem problemas com bebida alcoólica. Depois que assistiu a palestra ela tirou algumas dúvidas e disse que agora vai tentar levar irmão para iniciar um tratamento no CAPS AD. “Já tinha ouvido nesse CAPS AD, mas não sabia que era assim com tantos profissionais. Acho que pode ajudar meu irmão a sair dessa”, ressaltou.

A equipe do CAPS AD é multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, educador físico, terapeuta ocupacional, psiquiatra, clínico geral, artesãs, entre outros. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h. O CAPS AD fica na rua Quintino Bocaiuva, N° 2978, bairro Macaúba. Telefone para contato 3215 7762.

Fonte: Com informações do Portal do Governo
logomarca do portal meionorte..com