HUT realizou quase mil atendimentos no período de natal

O levantamento realizado pelo HUT abrange o primeiro fim de semana que antecede o Natal até o feriado propriamente dito.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o período de Natal o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou um total de 982 atendimentos, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. As principais causas foram acidentes de trânsito e agressões físicas, que apresentaram um aumento de 10% e 33% em relação a 2018, conforme mostra levantamento divulgado hoje (26) pelo hospital.

O levantamento realizado pelo HUT abrange o primeiro fim de semana que antecede o Natal até o feriado propriamente dito. Entre os dias 20 e 25 de dezembro foram realizadas na unidade 209 cirurgias e 404 internações, um aumento de 17% e 39% em relação ao período de 2018. No total do mês de dezembro até hoje (26), o hospital atendeu um total de 4095 pessoas. “Este número demonstra uma elevação natural e histórica nesse momento de férias, especialmente entre o natal e o ano novo”, comenta o diretor do HUT, Rodrigo Martins.

Ainda segundo o diretor, esta elevação influencia no funcionamento do hospital, pois demonstra uma ocupação maior de leitos e representa um desafio em questões físicas e estruturais para o HUT. No entanto, ele garante que a equipe está preparada para atender ao aumento de demanda. “O corpo clínico e técnico do hospital tem trabalhado diuturnamente para dar vazão a esses atendimentos e liberar o mais rápido possível os pacientes, para que esses leitos possam ser ocupados por novos pacientes que estão chegando”, diz Rodrigo Martins.

Somente em acidentes de trânsito, o HUT atendeu 237 pessoas entre os dias 20 e 25 de dezembro. Destas, 18 pessoas foram vítimas de acidentes de carro, 19 atropelamentos e 200 vítimas de acidentes de moto, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2018. Com relação às agressões físicas foram 39 vítimas de arma branca, 13 de arma de fogo e 12 de espancamento.

Já em relação à origem dos pacientes, 937 são piauienses, dos quais 682 são pessoas de Teresina e 255 habitantes de outras cidades do Piauí. Houve ainda o atendimento a 42 pacientes maranhenses e três pessoas vindas de outros estados.

O HUT é o único hospital do Piauí que oferece a população atendimento de urgência e emergência em 30 especialidades médicas, 24 horas por dia. Atualmente, possui 375 leitos de internação (sendo 42 leitos de UTI) e 33 de observação de média e alta complexidade. O hospital realiza 54 procedimentos de alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia, que vão desde cirurgias em que o paciente sofreu grandes perdas ósseas até lesões de tendões e nervos periféricos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES