I Feira Integradora movimenta o centro de Teresina

I Feira Integradora movimenta o centro de Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC, promove, durante todo o dia de hoje (06), a I Feira Integradora do programa Escola Aberta, Escola da Gente, na pra?a Jo?o Lu?s Ferreira, no centro de Teresina.

O evento re?ne as 37 escolas municipais que desenvolvem o Escola Aberta, Escola da Gente, com o objetivo de apresentar ? sociedade os resultados das oficinas realizadas aos fins de semana nas escolas. ?? propor??o que a escola abre aos finais de semana, aumentam os la?os entre escola e comunidade. A Feira foi organizada para estreitar ainda mais esses la?os, integrando todas as escolas do Programa e mostrando ? popula??o de Teresina o que se tem produzido em arte, cultura, artesanato e cursos profissionalizantes nas escolas da rede municipal de ensino?, explica Eliane dos Santos, coordenadora do Escola Aberta, Escola da Gente.

Al?m de expor e comercializar a produ??o de suas oficinas, as escolas apresentam, por todo o dia, diversos n?meros culturais, envolvendo teatro, esporte, m?sica e dan?a. ?Extrapolamos a sala de aula e favorecemos a forma??o da cidadania plena, que atinge os nossos alunos, seus pais e a comunidade onde a escola est? inserida. No Escola Aberta, Escola da Gente, h? oficinas profissionalizantes, de artesanto, de inicia??o musical, de esportes, de promo??o da sa?de, enfim, h? a aten??o integral ? pessoa, e ? isso que faz o Programa ser um sucesso?, opina Dulcin?ia Melo, dietora da Escola Municipal Jo?o Porf?rio de Lima Cord?o.

A opini?o da diretora ? confirmada pelos que passam pela Feira. Entre os visitantes, a assistente social Virg?nia Mesquita ressaltou a import?ncia de atividades integradoras como preven??o ? viol?ncia urbana: ?A Prefeitura de Teresina tem desenvolvido diversos programas e atividades que contribuem para dimuinuir a vulnerabilidade social das fam?lias da cidade. Incentivar a produ??o cultural e art?sitica, oportunizar lazer e ocupa??o de qualidade a esas fam?lias ? de suma import?ncia para que elas se desenvolvam para o bem comum constituindo-se, inclusive, numa a??o preventiva eficaz para a redu??o dos ?ndices de viol?ncia?, pondera.

Para a representante do Minist?rio da Educa??o ? MEC, Let?cia Rodrigues, a I Feira Integradora do programa Escola Aberta, Escola da Gente, ? um modelo de atividade para o pa?s: ?Estou encantada com os trabalhos da Feira. Teresina deve se orgulhar dessa linda festa de cultura. Os produtos confeccionados nas oficinas do Programa s?o de boa qualidade, vendidos a pre?o justo; ? uma boa oportunidade para fazer as compras para o Natal e para encher a lama com as apresenta?es art?sticas?, elogiou.

O secret?rio municipal de Educa??o e Cultura, Washington Bonfim, visitou todos os estandes, assistiu a atra?es de dan?a e canto e aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros e participantes do Programa: ?O Escola Aberta, Escola da Gente foi implantado em 2005, em apenas 10 escolas. Hoje, 37 escolas desenvolvem o Programa e a nossa expectativa ? de que esse n?mero aumente para cerca de 50 escolas em 2008. Agradecemos o empenho, o trabalho e a dedica??o de todos os parceiros do Programa e, principalmente, ?s comunidades participantes, por transformarem as escolas municipais num espa?o de refer?ncia comunit?ria, onde todos se sentem acolhidos e onde existe o compromisso de fazer o bem pelo povo da nossa cidade. O evento de hoje nos anima a continuar, cada vez mais, oferecendo oportunide de ocupa??o as jovens e ?s fam?lias aos fins de semana, favorecendo o lazer saud?vel, a profissionaliza??o e a forma?ao da cidadania?, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES