Iaspi e Sindhospi suspendem atendimentos eletivos

As medidas previstas na portaria serão revistas sempre que necessário, caso haja regressão ou evolução da situação de Saúde Pública.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da pandemia do novo coronavírus, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) se reuniram e deliberaram, em comum acordo, a suspensão imediata dos atendimentos eletivos, como cirurgias, exames e consultas, pelo prazo de 15 dias, com o cancelamento daqueles já autorizados na rede privada.

A medida tem como objetivo reduzir a possibilidade de transmissão do vírus, além de aumentar a disponibilidade de leitos para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados. Com a paralisação do atendimento de cirurgias eletivas, evidentemente, a tendência é liberar os leitos, disponibilizar mais leitos de UTI, leitos de enfermarias e apartamentos para a população.

O Iaspi e o Sindhospi também discutiram diretrizes para o atendimento de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. As medidas dizem respeito à identificação de caso suspeito, isolamento, notificação, transporte e controle do ambiente assistencial.

Iaspi/ Divulgação

“Os próprios diretores de hospitais estão preocupados em conscientizar a população a ficar em casa, a adiar consultas e exames eletivos, a adiar visita ao médico para exame de chekup, tentando realmente evitar a propagação desse vírus. É um vírus novo, ainda não conhecemos ao certo o comportamento dele ao qual a população está sendo exposta pela primeira vez. Os próprios diretores querem desafogar os ambulatórios, qualquer exame de rotina pode aguardar três a quatro meses sem problema”, orienta a diretora do Iaspi, Daniele Aita.

Prevenção

Para garantir a preservação da integridade física e saúde de servidores e usuários do instituto, a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita, baixou portaria esta semana com a adoção de medidas que incluem a liberação do trabalho de pessoas acima de 65 anos, redução do número de senhas para atendimento presencial, suspensão de exames e cirurgias eletivas e a adoção de trabalho em regime de rodízio e teletrabalho, como preferencial no âmbito do instituto.

Até 31 de março estão suspensas cirurgias, internações e exames médicos e odontológicos eletivos, mantidas as internações e exames médicos e odontológicos de urgência. A portaria estabelece  também que os setores do instituto funcionem com o mínimo de servidores e estagiários necessários ao atendimento presencial, em sistema de rodízio de horários, sem prejuízo da adequada prestação dos serviços, cabendo à chefia imediata determinar os critérios para a realização desse rodízio.

Também está determinado que a Diretoria Administrativa, por meio da Coordenação de Serviços Gerais, deve adotar as medidas necessárias para  intensificar a limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos, maçanetas e demais objetos de uso comum e as Gerências do Plamta e do Iaspi Saúde, em conjunto, devem orientar o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), máscara descartável, pelos servidores que estão em atendimento ao público externo como medida necessária para evitar o contágio pela Covid-19.

As medidas previstas na portaria serão revistas sempre que necessário, caso haja regressão ou evolução da situação de Saúde Pública.

Com informações do Portal do Governo do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES