Ibama quer castração de nove tigres que moram em residência com família e donos vão à Justiça

Órgão afirmou que reprodução descontrolada geraria problemas de segurança e saúde públicas

Reprodução descontrolada geraria problemas de segurança e saúde públicas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma família em Maringá, no Paraná, briga na Justiça para impedir que nove tigres sejam castrados. Os animais são criados por Ary Borges desde 2008 e circulam pela casa como verdadeiros bichinhos de estimação. O Ibama (Instituo Brasileiro de Meio Ambiente) afirmou que ?a reprodução descontrolada dos felinos geraria grave problema de segurança e saúde públicas?. A briga corre em processo e, enquanto isso, os tigres vivem em grande "mordomia".

A Justiça apoiou o pedido do Ibama em uma primeira audiência, mas Ary recorreu da decisão. Ele procurou o Ministério Público e assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) se comprometendo a não permitir a reprodução dos tigres até que o Tribunal de Justiça julgue o caso, o que ainda não tem data para ocorrer. Os dois primeiros animais foram recolhidos por Ary depois que um circo itinerante os abandonou na cidade. Ele afirma que sempre conviveram com a família, até mesmo dormindo na mesma cama.

O Ibama abriu o processo pedindo a castração em 2010, baseado em uma Instrução Normativa de controle populacional de felinos. Em nota, o órgão afirmou que ?a licença de operação concedida em 23/1/2008, autorizando-o a atuar apenas como mantenedor e que as razões para proibição de reprodução de grandes felinos são eloquentes, dada a verificação de várias situações de abandono dos animais, a dificuldade de encontrar estabelecimentos propícios para guarda e manutenção desses animais e, especialmente, o risco à integridade física da população, decorrente da própria natureza felina dos tigres e leões, de modo que sua reprodução descontrolada geraria grave problema de segurança e saúde públicas?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES