IBGE estima redução de 13 mil pessoas por ano no Piauí

No Piauí, apenas as cidades de Aroeira do Itaim e Regeneração permaneceram com o mesmo número de habitantes de anos anteriores.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil chegou a 210 milhões de habitantes, tendo um crescimento de 0,78% em relação a 2018. Mas com a população do estado do Piauí ocorreu o contrário. O IBGE estima que, em 44 cidades, a população tem sido menor do que em anos anteriores.

O supervisor do IBGE, Eyder Mendes, informou que cerca de 13 mil pessoas por ano deixam o Piauí, rumo a outros lugares. "A migração tem gerado a expectativa de alguns municípios de começarem a perder sua população. É com base nesse cálculo que o IBGE faz esse levantamento. Na prática, existem pessoas vindo morar no Piauí e pessoas saindo do Piauí. Mas quando se pega essa conta dos que entraram e saíram, a média das pessoas que saíram do Piauí é muito maior, para procurarem outro trabalho fora do estado. O nosso desempenho econômico no estado não está sendo adequado e vagas de trabalho preocupam todo mundo. E a estimativa do IBGE é que haja uma perda de pessoas, de treze mil, por ano, no estado", relata Eyder Mendes.

Vale ressaltar que, no Piauí, apenas as cidades de Aroeira do Itaim e Regeneração permaneceram com o mesmo número de habitantes de anos anteriores. Os gestores de municípios que quiserem contestar a estimativa do Instituto devem enviar e-mail para ibge@ibge.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES