IBGE: Livro retrata mais de 500 espécies de gramíneas do Cerrado

Cerca de 50 espécies descritas no livro tem distribuição registrada para o Estado de Piaui.

Gramíneas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A publicação Gramíneas do Cerrado, edição póstura da obra do agrônomo e pesquisador Tarciso de Sousa Figueiras, falecido em 2019, foi lançado nesta semana e traz uma compilação de variadas informações sobre mais de 500 espécies de gramíneas do Cerrado. A obra foi divulgada no Congresso Nacional de Botânica.

Considerado um dos maiores especialistas em gramíneas do Brasil, Filgueiras atuou em vários institutos de pesquisa e universidades. Foi pesquisador na Reserva Ecológica do IBGE por 16 anos, inventariando a flora do Cerrado.

Para o gerente de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, Leonardo Bergamini, o livro presta grande serviço para a pesquisa da vegetação brasileira e para a sociedade. “É um verdadeiro tratado dessa família de plantas do Cerrado, com muita literatura e informação sobre as espécies pesquisadas”, afirma.

Biomas dos cerrados são pesquisados (Divulgação)

Pesquisas têm continuidade

Segundo Leonardo Bergamini, as pesquisas sobre as plantas do Brasil continuam sendo feitas pelas  equipes dos seus Herbários (coleções botânicas), embora atualmente não haja nenhum especialista na família das gramíneas. 

"Há, porém, em outras várias instituições pessoas que estudam as gramíneas. Na região do Cerrado podemos citar por exemplo José Valls da Embrapa Cenargen, Dalva Graciano da Universidade Federal de Goiás e  Regina Celia Oliveira da Universidade de Brasília", diz Leonardo.

Livro cataloga gramíneas dos cerrados (Divulgação)

Espécies de gramíneas do Piauí

De acordo com Leonardo Bergamini, cerca de 50 espécies descritas no livro tem distribuição registrada para o Estado de Piaui. A espécie Eriochloa distachya Kunth é mencionada como a primeira ocorrência para o Nordeste. Assim como toda ciência, o conhecimento da botânica é muito dinâmico, especialmente em um país tão diverso e ainda relativamente pouco estudado como o Brasil. 

"Entre o período em que o livro foi feito e os dias de hoje novas espécies de gramíneas tem sido registradas no Estado. De acordo com o banco online Flora do Brasil 2020, quase 120  das espécies descritas no livro tem ocorrência registrada no Piauí", comenta.

A proposta da publicação é trazer uma visão geral das gramíneas do bioma Cerrado, facilitando a consulta para estudantes, pesquisadores e interessados em geral. Permitir o    reconhecimento e a identificação das espécies descritas, além de trazer referências bibliográficas e ilustrações para várias delas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES