IBGE treina 2,6 mil candidatos a recenseadores em todo o Piauí

A etapa de capacitação dos recenseadores é última de uma cadeia de treinamentos em cascata que o IBGE planeja desde 2018

IBGE treina 2,6 mil candidatos a recenseadores em todo o Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (18), tem início o treinamento simultâneo de 2.633 candidatos a recenseadores nos 224 municípios do Piauí. A capacitação é fase eliminatória e classificatória do processo seletivo para recenseadores, cuja primeira etapa foi uma prova objetiva, aplicada em abril. A programação do treinamento segue até sexta-feira (22).

A etapa de capacitação dos recenseadores é última de uma cadeia de treinamentos em cascata que o IBGE planeja desde 2018 e executa desde dezembro de 2021. Ao final, mais de 3 mil servidores do Piauí, entre efetivos e temporários, estarão habilitados para atuarem no Censo Demográfico 2022. Até junho, quase 500 pessoas foram treinadas no estado.

“Os treinamentos são indispensáveis na medida em que prezam pela garantia da qualidade da informação coletada durante a operação censitária”, ressalta o coordenador de treinamento do Censo no Piauí, Tiago Viana. O conteúdo do curso abrange os diversos conceitos envolvidos na realização da pesquisa, de forma a padronizar a coleta de dados.

IBGE treina 2,6 mil candidatos a recenseadores em todo o Piauí - Foto: Ascom

Além disso, a capacitação também inclui atividades práticas e momentos de simulação com uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é o instrumento básico de trabalho do recenseador. Para facilitar o processo de aprendizagem, os participantes recebem materiais impressos e digitais, slides e videoaulas. “Recursos pedagógicos e técnico-científicos são utilizados, a fim de garantir a eficiência da maior operação estatística do país”, reforça Viana.

Aqueles que forem selecionados para atuar em áreas onde residem povos e comunidades tradicionais (PCTs), como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de treinamento. Isso porque o trabalho nessas regiões requer abordagens e medidas de biossegurança específicas.

Nos municípios de São Raimundo Nonato (PI) e Queimada Nova (PI), o conteúdo sobre PCTs será ministrado pela integrante do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Maria Amélia Vilanova. Ela vem da sede do IBGE no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar o treinamento no Piauí.

A partir de 1º de agosto, os recenseadores iniciarão as entrevistas nos domicílios. Cerca de 900 mil residências serão visitadas nos 224 municípios do Piauí. A coleta de dados deve seguir até o dia 31 de outubro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES