Ibovespa fecha abaixo dos 100 mil pontos pela 1ª vez em mais de um mês

Nesta segunda-feira, índice fechou a 99.595 pontos, queda de 1,73%.

Ibovespa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bolsa de valores brasileira, a B3, caiu nesta segunda-feira (17) com a primeira etapa da sessão marcada pelo vencimento de opções sobre ações e os investidores monitorando o futuro da política fiscal do país.

O Ibovespa teve queda 1,73%, a 99.595 pontos. Veja mais cotações.

A temporada de balanços no Brasil é relativamente tranquila nesta segunda-feira, com Magazine Luiza entre os destaques, mas com divulgação prevista apenas após o fechamento do pregão. Destaque do dia fica com ações de processadoras de carne com a notícia que frigoríficos suspenderam venda para a China. Marfrig subiu próximo de 5%. JBS e Minerva, acima de 2%.

Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,89%, 101.353 pontos, acumulando queda de 1,38% na semana. Na parcial do mês, passou a acumular queda de 1,51%. No ano, o Ibovespa tem baixa de 12,36%.

Cenário

No exterior, Wall Street abriu em alta, mas passou a mostrar desempenho misto, com o mercado em Nova York também na expectativa de resultados de varejistas nesta semana.

Animando o sentimento dos mercados asiáticos, o banco central da China emitiu empréstimos de médio prazo no valor de 700 bilhões de iuanes (US$ 100,86 bilhões) para instituições financeiras nesta segunda-feira (17), rolando cerca de 500 bilhões de iuanes com vencimento em agosto e injetando outros 150 bilhões. O banco central deixou os custos de empréstimos inalterados.

Os índices acionários da China fecharam no nível mais alto em mais de um mês. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,35%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 2,34%. Ambos chegaram ao maior nível de fechamento desde 13 de julho.

Na Europa, os índices acionários fecharam em alta uma vez que as mineradoras expostas à China saltaram com novos estímulos na segunda maior economia do mundo, mas preocupações com o ressurgimento de casos de coronavírus na região limitaram os ganhos.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,37%, a 1.432 pontos, enquanto o índice pan-europeu Stoxx 600 ganhou 0,32%, a 369 pontos.

Por aqui, os economistas do mercado financeiro reduziram mais uma vez a previsão para o tombo Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, revisando a estimativa de uma redução de 5,62% para 5,52%, segundo o boletim Focus do Banco Central.

Essa foi a sétima semana seguida de melhora do indicador. O governo estima que o PIB vai contrair 4,7% este ano. O IBGE divulgará os dados sobre o segundo trimestre em 1º de setembro.

Já a estimativa de inflação para 2020 foi elevada de 1,63% para 1,67%. Após a queda para a mínima histórica de 2% ao ano na semana passada, o mercado segue prevendo manutenção da taxa básica de juros da economia, a Selic, neste patamar até o fim deste ano.

Ainda internamente, o olho do mercado está no desenrolar da agenda fiscal no Brasil. Segundo o blog do Valdo Cruz, a prioridade do governo de Jair Bolsonaro neste segundo semestre não são as reformas tributária nem administrativa, mas aprovar no Congresso Nacional a prorrogação do auxílio emergencial e a criação do programa social Renda Brasil. O Palácio do Planalto, inclusive, já orientou alguns líderes a começar as negociações neste sentido.

Os investidores seguem atentos a Brasília e as discussões em torno do orçamento de 2021 e preocupações sobre o cenário fiscal do país em meio às discussões e declarações divergentes do governo Bolsonaro sobre a manutenção ou flexibilização do teto de gastos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES