ICMBio libera R$ 1,5 milhão para Serra da Capivara

Recursos serão repassados à Fundação Museu do Homem Americano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

André Pessoa

Especial para o JMN

Em seu último ato como presidente do ICMBio, o engenheiro florestal e analista ambiental Paulo Henrique Marostegan e Carneiro assinou portaria liberando 1,5 milhão para a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) fazer a cogestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, em 2019. A liberação dos recursos foi um pedido pessoal do deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB), que esteve pessoalmente na sede do órgão para acompanhar o processo autorizado pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte (PV), antes de deixar o cargo.

A informação da liberação dos recursos foi feita pessoalmente pela nova chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, arqueóloga Marian Rodrigues, que esteve na manhã da quarta-feira (09) em audiência com a diretora-presidente da Fundação Museu do Homem Americano, pesquisadora Niéde Guidon. A expectativa agora é que os trabalhos de manutenção, conservação e fiscalização da reserva federal sejam normalizados.

Moisés Saba

Desde meados de 2017, a FUMDHAM vinha denunciando o boicote e descaso do ICMBio no repasse dos recursos para a cogestão do Parque Nacional Serra da Capivara, que precisa de investimentos anuais para manter o nível de excelência implantado no Parque do Piauí, considerado uma das reservas federais mais bem estruturadas do país. 

Segundo a nova chefe, Marian Rodrigues, o fluxo de turistas está crescendo de forma significativa a cada mês e esses recursos possibilitarão que a FUMDHAM possa manter os trabalhos em andamento na unidade de conservação. Rodrigues ainda anunciou que, entre as suas metas para 2019, está a finalização e aprovação do Plano de Manejo da Reserva, para que todos os trabalhos tenham uma linha clara de atuação. “Também desejamos envolver, cada vez mais, as comunidades da zona de entorno nas ações desenvolvidas no Parque Nacional”, finalizou a nova gestora, que é filha da cidade de Coronel José Dias, formada em São Raimundo Nonato e com especialização na Europa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES