ICMS dos combustíveis: Piauí segue lei federal e cumpre decisão do STF

A Lei Federal foi ratificada no estado com a sanção da Lei nº 7.846. O teto também é aplicado em energia elétrica e prestações de serviços de comunicação.

Preço dos combustíveis | Marcello Casal Jr.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí, assim como os demais estados brasileiros, segue cumprindo a Lei Complementar Federal nº 194/22, que fixou o teto da alíquota do ICMS dos combustíveis em 18%. A informação é do Governo do Estado. 

A Lei Federal foi ratificada no estado com a sanção da Lei estadual nº 7.846/2022. Além dos combustíveis, o teto de 18% da alíquota de ICMS é aplicado ainda em energia elétrica e prestações de serviços de comunicação.

O Piauí também segue a determinação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que fixou a base de cálculo do imposto para os combustíveis na média de preços praticados nos últimos 60 meses. A medida se baseia no artigo 7º da Lei Complementar (LC) 192/2022, que trata do óleo diesel, para os demais combustíveis, com efeitos a partir do dia 1º de julho de 2022.

Preço da gasolina voltou a subir nas últimas semanas | foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil 

“A Lei Federal 194/22 e mais a lei estadual posterior fixam alíquota de 18% para combustíveis derivados de petróleo. O ministro André Mendonça tem decisão obrigando os estados a aplicarem essa alíquota sobre o preço médio dos últimos 60 meses. Então, os estados cumprem as leis e mais a decisão do ministro André Mendonça”, informa o secretário de Fazenda, Antonio Luiz.

De acordo com o secretário, não há como os estados mudarem a alíquota para qualquer outro valor acima dos 18%.

Na semana passada, a Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) havia publicado uma nota desmentindo a informação que circulava nas redes sociais de que o Governo do Estado havia ganho uma liminar no STF para aumentar a alíquota do ICMS dos combustíveis, o que estaria motivando o aumento do preço da gasolina no estado.

O preço da gasolina que é vendida nos postos registrou alta pela segunda semana seguida, segundo pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES