Idosa pede consulta do SUS e recebe retorno 11 anos após sua morte

'Ea sentiu dor e não pôde caminhar',diz um neto da idosa, revoltado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caso ocorrido na cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, ganhou repercussão em sites e jornais locais. Em 2000, uma aposentada procurou  um reumatologista pelo Sistema Único de Saúde, na tentativa de conseguir uma consulta. O retorno, no entanto, ocorreu 11 anos após sua morte.

A aposentada, de nome Zilá Bueno da Silva, que enfrentava problemas de saúde causados por uma pancreatite, morreu em 2004, aos 67 anos. A família, ao perceber que a solicitação estava demorando bastante, passou a custear todo o tratamento que demorou e custou caro.

Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade tentou 'explicar' a demora: "Em alguns casos podem ocorrer desistências, pessoas já terem feito suas consultas, não serem encontradas no endereço ou telefone ou até falecido no período".

O neto dela, Jeferson Almeida, de 26 anos, lamenta o ocorrido."É um sentimento de indignação. Bem próximo ao Natal, bateu a saudade", afirmou o jovem que classificou a situação como 'deboche'. 

"Foi um descaso. Pegaram a ficha dela e jogaram em um arquivo morto. Minha avó fez o pedido de consulta em 2000, quando ela sentiu dor e não pôde caminhar. E nunca saiu uma consulta. É um verdadeiro deboche", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES