IFPI comemora 110 anos de educação profissional nesta segunda, 23

Também no dia 23 de setembro, às 10h, a Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma Sessão Solene em comemoração aos 110 anos da Instituição.

IFPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 23, o Instituto Federal do Piauí comemora, no Campus Teresina Central, os 110 anos de educação profissional no Piauí, iniciados com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, instituições que deram origem à atual Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Criadas por um decreto em 23 de setembro de 1909, no governo de Nilo Peçanha, as Escolas de Aprendizes Artífices eram destinadas ao ensino profissional primário gratuito e eram mantidas pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.

“É sempre importante comemorar essa data e refletir sobre a contribuição das escolas de aprendizes artífices, das escolas técnicas, dos cefets e, agora, dos institutos federais para o panorama geral do ensino e pesquisa no país, especialmente do ensino técnico e profissionalizante“, comenta o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

Ele também ressalta o fato de que a comemoração ajuda a preservar a memória do Instituto Federal do Piauí e dá visibilidade às trajetórias de quem fez parte da história da instituição. Tendo essa preservação em vista, a programação do aniversário contará também com a apresentação do projeto do Memorial do IFPI, que visa reunir documentos, depoimentos e objetos históricos da instituição e contará com uma página no site.

Além de apresentações culturais, a programação contará ainda com homenagem aos aposentados, lançamento do portal de egressos e mostras e exposições de trabalhos e projetos desenvolvidos no IFPI em diversas áreas.

Também no dia 23 de setembro, às 10h, a Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma Sessão Solene em comemoração aos 110 anos da Instituição. A Sessão foi proposta pelo deputado estadual Francisco Limma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES