IFPI: mãe e filho comemoram aprovações no Sisu em Teresina

Um sonho de infância transformado em realidade. Um antigo desejo de retomar os estudos e fazer um curso superior. O filho era a principal motivação da mãe

IFPI: mãe e filho comemoram aprovações no Sisu em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Igor Julliano estudou no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Paulo Ferraz e, na escola, teve oportunidade de fazer cursos técnicos em Inclusão Digital, Empreendedorismo, Segurança da Informação e Programação Python, por meio da Academia Cisco Piauí Conectado, programa realizado em Parceria com o Projeto Piauí Conectado.  Ao final, Igor foi selecionado para estagiar no Projeto e lá teve oportunidade de fazer outros cursos técnicos como Introdução ao aplicativo Packet Tracer e Introdução às Redes. 

O interesse pela área vem desde a infância e a experiência adquirida com o estágio deu a Igor a certeza de que sua vocação era a área de Tecnologia da Informação e, por isso, ele decidiu fazer o Enem e tentar uma vaga para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema. “Comecei a fazer cursinhos de informática desde os 13 anos e já era apaixonado pela área, então, ao final do ensino Fundamental, e seguindo também conselho da minha mãe que tem formação técnica, eu decidi cursar o ensino Médio integrado ao curso de informática. Quando o professor Eduardo nos apresentou o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas eu logo decidi fazer”, explica.

Mãe e filho comemoram aprovações no Sisu em Teresina - Foto: Ascom

Vendo o esforço do filho, Francislene Aguiar decidiu correr atrás do antigo sonho de retomar aos estudos e fazer um curso superior. Mãe e filho passaram a estudar juntos e Francislene foi aprovada em 1º lugar para Matemática.

“Fiquei 20 anos fora da escola. Resolvi fazer o Enem para ter um diploma de curso superior e, assim, ter mais chances de voltar ao mercado de trabalho com um salário melhor ou fazer um concurso público. Apesar disso, minha meta principal é servir de exemplo para meus filhos. Quando você quer  algo, com esforço e dedicação, você consegue”, comemora.

Preparação em dupla

Igor revela que a preparação em 2021 foi, no mínimo, complicada, pois tinha que conciliar os estudos para o Enem e para o último ano do ensino Técnico , “mas no final essa conciliação fez com que eu estivesse mais preparado ainda para o Enem”conta.

“Acompanhei as aulas ao vivo da Seduc que, sinceramente, estavam muito boas. Sempre que começavam, minha mãe já me chamava para acompanhar, pois tinham boa dinâmica, assuntos explicados pelos melhores professores e um suporte para os estudantes. Os professores e a comunidade que acompanhavam as aulas Ao Vivo ajudavam uns aos outros”, disse.

Sobre o modelo remoto e híbrido, Igor destaca que é preciso ter disciplina para estudar em casa. “Pode até ser mais confortável, mas é também por isso que se deve ter ainda mais disciplina e, sobre isso, não posso mentir, pois me faltou em alguns momentos. É preciso manter o foco quando você tem a liberdade de estar em casa e, nesse ponto, minha mãe se saiu melhor do que eu, tenho que admitir”, revela o estudante.

Igor cursou o ensino Fundamental na rede privada de ensino e revela que se surpreendeu com o ensino de sua escola. “Na minha cabeça havia aquele estereótipo de órgão público que tem uma educação de baixa qualidade, mas quando cheguei lá, me provaram o contrário. Via um empenho ainda maior, tanto dos professores quanto da diretora. Isso mudou muito a minha visão e, hoje, tudo que pude usufruir da escola pública mudou a minha vida”, destaca.

Em 2021, os dois iniciaram juntos os estudos, focados no Enem. Para Igor, esse foi um dos pontos que mais fez gerar motivação para seus estudos. “A dinâmica era ótima, pois cada um ajudava o outro nos assuntos que mais dominava. Eu a ajudava com matemática, por exemplo, e ela me auxiliava nas discussões filosóficas, que nunca foram meu forte”, falou. Agora, em 2022, os dois darão início aos seus cursos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), caminhando juntos rumo ao futuro tão desejado.

Academia Cisco Piauí Conectado

A Academia Cisco Piauí Conectado teve início por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), para beneficiar alunos da rede pública estadual, inicialmente nas escolas Maria Modestina Bezerra, Professor Darcy Araújo, Paulo Ferraz e Governador João Clímaco. Com a pandemia do novo coronavírus, em 2020, as turmas foram abertas à população geral e mais de 6 mil pessoas já participaram dos cursos.

Cerca de dez jovens que participaram do programa já entraram para o quadro de colaboradores do Piauí Conectado como estagiários e jovens aprendizes, como é o caso do Igor. “Fiz um curso da Cisco na minha escola e tive um bom desempenho. Os professores nos falaram sobre a possibilidade de levar isso em frente para melhorar nosso currículo e, recentemente, surgiu uma proposta de estágio para a Piauí Conectado, justamente por eu ter feito os cursos. Essa parceria é muito relevante e é importante na minha vida”, disse Igor.

Pela escola, Igor fez os cursos de Inclusão Digital e Empreendedorismo. Quando começou a estagiar no projeto Piauí Conectado, teve a oportunidade também de realizar os de Introdução ao aplicativo packet tracer e Introdução a redes.

“Agradeço o empenho de todos os professores e toda a equipe da escola, um time formado por pessoas maravilhosas, professores que estão ali sempre propondo projetos, trazendo cursos e novidades e uma direção que procura o bem-estar dos alunos. Eles são uma das razões de, hoje, eu conseguir ingressar no curso superior que tanto almejava”, agradece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES