Igreja Católica inicia celebração do Tríduo Pascal em Teresina

No início da noite de ontem, foi celebrado a Missa da Ceia do Senhor, presidida por Dom Jacinto Brito na na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro de Teresina.

try | dtry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Igreja Católica iniciou nesta quinta-feira (01) a celebração do Tríduo Pascal em Teresina, período mais importante do calendário litúrgico. Iniciando com a Quinta-Feira Santa e término no Sábado Santo, o tríduo prepara os fiéis para o grande dia da ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa, conforme o catolicismo. No início da noite de ontem, foi celebrado a Missa da Ceia do Senhor, presidida por Dom Jacinto Brito na  na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro de Teresina.

De acordo com o padre Osvaldo Cardoso, o Tríduo Pascal representa para os cristãos a vida ofertada por Jesus Cristo. “Somos cristãos a partir do momento que nós nos configuramos a Jesus Cristo celebrando na nossa vida os mistérios da sua paixão, da sua morte e da sua ressurreição. São os grandes mistérios de Jesus, são os grandes mistérios também de nós cristãos”, destaca o pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Saci, zona Sul de Teresina. 

 Na quinta-feira santa é celebrada a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do amor ao serviço, através do gesto do lava pés. Na sexta-feira, o segundo dia do tríduo, é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, normalmente às 15 horas, horário em que Jesus entregou o Seu Espírito. E no sábado santo acontece a mãe de todas as celebrações, a Vigília Pascal, com o rito do fogo, da palavra, do batismo e da celebração da eucaristia.

Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina (Foto: Divulgação)

 “Esses três dias preparam para o grande dia que é o Domingo de Páscoa da ressurreição do Senhor. É o domingo que nós celebramos a vitória de Jesus sobre a cruz, sobre a morte. Ele ressuscitou de verdade, não é a nossa fé”, destacou o sacerdote.

 Arquidiocese de Teresina reforça orientações para celebrações

Por meio da Comissão de Liturgia, a Arquidiocese disponibilizou orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia. As medidas referem-se principalmente aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do vírus.

Durante todo o período, a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.

Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá a procissão e nem o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.

Programação na Catedral de Teresina

Durante todos esses dias acontecerão celebrações na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro de Teresina. Com a participação restrita a 30% da capacidade de pessoas no interior do templo, os fiéis também poderão acompanhar as celebrações por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Programa em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral Teresina), FM Carismas e da Rádio Pioneira (88,7 Mhz).

Sexta-Feira Santa

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sábado Santo – 03.04.21

20h30 – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)

Domingo – 04.04.21

7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa

18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)

Fonte: Arquidiocese de Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES