Ilha Grande transforma atrativos turísticos em economia e emprego

Porta de entrada do Delta do Parnaíba, o local encanta pela paisagem, culinária e rendas do Morro da Mariana

Rendeiras do Morro da Mariana produzem roupas e acessórios reconhecidos nacionalmente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O artesanato local aliado às atratividades do município de Ilha Grande, no litoral do Piauí, têm movimentado o turismo e a economia da região. De acordo com dados do governo estadual, de julho a novembro deste ano, a cidade recebeu cerca de 13 mil turistas que deixaram R$ 380 mil no local. Entre os pontos fortes, destaca-se o trabalho realizado pelas rendeiras do Morro da Mariana, que produzem roupas e acessórios reconhecidos nacionalmente.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, são destinos como Ilha Grande, que integra diversos atrativos para diversificar o turismo local, que irão fazer o segmento crescer ainda mais no país. “Somos um país tão rico em cultura, artesanato, belezas naturais e praias. Porque não unir tudo isso e transformar os nossos destinos em locais que sejam diversificados para os nossos turistas?”, pontuou.

Entre os outros pontos turísticos, a cidade, que é uma das portas de entrada do Delta do Parnaíba, é dona do terceiro maior local de embarque e desembarque de passeios de barco do mundo, o Porto dos Tatus. A partir dele, milhares de turistas podem apreciar as belezas naturais da região. Além disso, quem visita o município pode conhecer espécies raras de animais como o guará e o pássaro de penugem vermelha escarlate, cuja revoada pode ser vista em uma única ilha do arquipélago, sempre no fim da tarde.

E quem passa por lá, também precisa provar os sabores piauienses. Segundo empresários locais, os pratos mais procurados são o peixe Tilápia (tirado na hora do tanque de criação), a galinha caipira, o pato e o camarão de água doce.

O secretário do Turismo de llha Grande, Adilson Castro, relata que, além das belezas do município, a culinária e o trabalho artesanal da Casa das Rendeiras são atrativos oara os visitantes. De acordo com Castro, cerca de 400 catadores de caranguejo retiram do extrativismo 20 mil cordas do marisco por semana. “O grande forte é o caranguejo natural, o chamado toc toc, e o marisco de água doce, que tem um sabor diferente. Isso resultou nas feiras anuais do caranguejo e marisco”, explica.

Rendeiras do Morro da Mariana

Mas, talvez, o maior reconhecimento das atrações de Ilha Grande venha da moda. Desde que personalidades famosas começaram a usar vestidos feitos pelas rendeiras do município, o trabalho delas ganhou o mundo. Graças a uma técnica exclusiva na hora de fazer as rendas, por meio do bilro, o trabalho 100% manual se tornou uma atração internacional. Hoje, as rendeiras exportam seus produtos para fora do Brasil, como Holanda, Itália e Argentina.

A presidente da Casa das Rendeiras, Socorro Reis, lembra que as rendas de bilro são especiais porque são difíceis de serem encontradas no Brasil, e Ilha Grande possui esse privilégio. “Fazemos peças com colar, gargantilha e recebemos também pedidos para vestidos de noiva”, comemora Socorro. (Por Victor Maciel/Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES