Imepi destrói milhares de produtos irregulares

Produtos apreendidos não tinham certificação nem atendiam aos padrões estabelecidos pelo órgão.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de produtos irregulares apreendidos este ano pelos técnicos do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) foram destruídos na tarde da segunda-feira (30), na sede do Imepi, em Teresina. Na ação, pneus de motocicletas recapados, fios, tomadas, plugues, adaptadores, brinquedos, isqueiros, lâmpadas, panelas de pressão, extensões elétricas e lanternas estão entre os itens descartados de forma mecânica, com a utilização de um trator rolo compactador. 

Um dos responsáveis pelas operações de apreensão, o coordenador de qualidade do Imepi, Ricardo Mascarenhas, explica que os produtos foram apreendidos durante fiscalizações de rotina do órgão na capital e no interior.

"A operação, que resultou nessa apreensão, ocorreu porque o produto já está apto à destruição e traz risco ao consumidor. São produtos sem nenhuma garantia e impróprios à comercialização. Produtos sem o selo de qualidade foram apreendidos e outros sem o de procedência energética, como de geladeiras, são notificados e devolvidos para que seja corrigido na fábrica. Por exemplo, os adaptadores fabricados fora dos padrões possuem produtos ferrosos que podem explodir e pegar fogo naquele ambiente", afirma Ricardo.

Entre as irregularidades detectadas, estavam a falta de certificação e o não atendimento aos padrões estabelecidos pelo órgão. O descarte conscientiza a população para que evite o consumo de produtos falsificados que leve à falta de segurança. Além de prejudicar o comércio formal, a ação combate práticas criminosas no Estado.

O Imepi continuará com as fiscalizações agora, voltadas para o Dia das Crianças. "Procuramos fazer a contento, porque nossa equipe é pequena. Hoje estamos ampliando nosso leque de fiscalização, onde já nos próximos dias vamos intensificar a operação para o Dia das Crianças, que irá coibir produtos irregulares destinados ao público infantil", ressaltou coordenador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES