Importação de maconha medicinal cresce 15 vezes em 5 anos no Brasil

Em 2017, foram aprovadas a importação de 2.101 formulários pela Anvisa. Em 2021 o número é de 32.416 requisições aprovadas

Maconha medicinal é um impasse no Brasil | Sharon McCutcheon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma grande pressão sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela liberação da importação de substâncias a base de maconha, a agência liberou, em 2015, determinados produtos fabricados a partir da Cannabis sativa para casos de apilepsia, por exemplo. Em 2017, foram aprovadas a importação de 2.101 formulários. Em 2021 o número é de 32.416 requisições aprovadas.

De 2017 para 2021, cresceu em 15 vezes o número de relatórios aprovados. A verdade é que a Cannabis, o gênero da maconha, apesar de ser vista como uma vilã por grande parte da população, possui um grande potencial medicinal. A medicação feita a partir da erva pode tratar ansiedade, epilepsia, dor crônica, Parkinson e até Alzheimer.

Maconha é proibida no Brasil, exceto em casos de liberação da Anvisa. Crédito: Sharon McCutcheon.

LEIA MAIS:

Maconha: impasse legal atrapalha tratamentos de sáude

É o caso de Daiana Alves, dona de casa, de 38 anos, que cuida da filha, Maria Eduarda, de 15 anos. Ela sofre de crises convulsivas que foram atenuadas com uma medicação a base de canabidiol. 

“Nas primeiras semanas ela ficou sem crise. Com um mês depois, voltou bem forte. Começou a vir até quatro e seis convulsões. Mas aí diminuíram de vez. Passamos até dois meses sem ter de jeito nenhum. A fase de adaptação foi difícil, mas a valeu a pena”, conta a mãe da adolescente que conseguiu a determinação legal de importar o remédio.

Altos gastos com importação

O Ministério da Saúde gastou em torno de R$50 milhões para importar substâncias a base de Cannabis sativa entre 2017 e 2021 em 13 estados. Curiosamente, a maconha é facilmente encontrada nas ruas, de forma ilegal, a um preço mais acessível. No Brasil, a venda de maconha é considerada ilegal e entra no crime de tráfico de drogas.

De acordo com o Kaya Mind, empresa especialista em negócios de maconha no mundo, estima que o Brasil tenha gasto R$130 milhões em importação de Cannabis em 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES