Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame, em Paris

O fogo já havia sido relatado por usuários em redes sociais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 19h40

Em um pronunciamento em frente à catedral, o presidente francês Emmanuel Macron disse que Notre-Dame será reconstruída. Ele também elogiou a coragem extrema e o profissionalismo dos bombeiros. 

"Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame.” - Emmanuel Macron 

 “A Notre-Dame de Paris é nossa história, nossa literatura, nosso imaginário. O lugar onde nós vivemos nossos grandes momentos, nossas epidemias, nossas guerras, nossa libertação”, acrescentou Macron, que disse também que seus pensamentos estão com os católicos e com os parisienses. 

 "As próximas horas vão ser difíceis... mas o pior foi evitado", afirmou ele, lembrando que não houve vítimas. 

 “Quero dar uma palavra de esperança a nós todos. Essa esperança é o orgulho que devemos ter. Orgulho por todos que evitaram o pior: nossos bombeiros”, afirmou o presidente. 

Reuters/Philippe Wojazer/Pool 

As autoridades francesas afirmaram que a estrutura da catedral, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991, foi poupada.

 "Podemos acreditar que a estrutura do prédio está segura", afirmou o número dois do ministério do Interior, Laurent Nunez, por volta das 18h (23h na França). O fogo já passa de 5 horas.

Atualizada às 18h52

Após mais de três horas de incêndio na catedral de Notre-Dame, em chamas desde as 13h50 de hoje (18h50 na França), os bombeiros de Paris afirmaram não saber se conseguirão evitar que o fogo consuma toda a construção -- declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991. 

"Não temos certeza de que poderemos barrar a propagação do fogo". Jean-Claude Gallet, comandante da brigada à frente da operação. 

Atualizada às 17h19

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse sentir "a dor de toda uma nação".  "Meus sentimentos a todos os católicos e todos os franceses. Estou triste. Essa noite queima uma parte de nós", disse Macron.

O primeiro ministro Édouard Philippe postou em seu Twitter: "ainda na luta" "Nossa tristeza está além das palavras (...). Hoje à noite os bombeiros lutam, heróicos, contra o fogo, para preservar o que pode ser ".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi um dos primeiros líderes mundiais a lamentar o incêndio. "Horrível de ver", disse o republicano, que recomendou que os bombeiros usem aviões para combater as chamas. 

Philippe Wojazer/Reuters 

André Finot, chefe de comunicação da catedral de Notre Dame afirmou: "Ouvimos o alarme tocar às 18h30. Um alarme que imediatamente identificamos e reconhecemos porque havíamos nos envolvido em uma simulação de incêndio há alguns dias. Muito rapidamente, vimos uma grande nuvem de fumaça cinza e amarela escapando do feixe do prédio".

O arcebispo de Paris, Mons. Michel Aupetit, escreveu para os religiosos parisienses. "Ore", ele diz. Ele acrescentou: "Se desejar, você pode tocar os sinos de suas igrejas para convidar a oração.

Benoit Tessier/AFP 

François Guillot/AFP 

THIBAUD MORITZ 

Atualizada às 16h41

Diante das chamas que consomem a catedral de Notre Dame em Paris , um porta-voz da igreja afirmou nesta segunda-feira que "não restará nada" da sua estrutura interior feita de madeira. Em poucos minutos, as chamas consumiram todo o telhado e a torre do monumento, levando-os abaixo.

"Está tudo queimando, não restará nada da estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro" lamentou André Finot.

Um grande incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15), um importante símbolo da cidade.

O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não está claro ainda o que o causou, mas pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Não há feridos até o momento, de acordo com Laurent Nunez, secretário de Estado no Ministério do Interior.

"Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (...) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança", escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

 Foto: Benoit Tessier/AFP

A polícia isolou a área e está retirando os turistas que havia dentro da catedral.

Pouco mais de uma hora depois do início do fogo, procuradoria de Paris abriu uma investigação para averiguar as causas do incêndio, informou o jornal "Le Figaro".

Foto: François Guillot/AFP

Foto: Julie Carriat/Reuters

Obras

Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

Também há chamas saindo das duas torres dos sinos, de acordo com testemunhas no local.

A igreja está localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena).




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES