Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira na zona Oeste de São Paulo

Corpo de Bombeiros recebeu chamado para fogo em edificação comercial por volta das 18h. Local já foi atingido por incêndio em 2016 e por enchentes em 2020.

yery | rty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira (29). O local é onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado, ameaçando 4 toneladas de documentos.

Segundo as primeiras informações, não há vítimas no local. Pelo menos onze viaturas foram enviadas para combater o fogo. De acordo com o major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, no galpão há materiais altamente inflamáveis. "Nós temos o registro de ser um local onde temos diversos materiais combustíveis diferentes. Arquivos de filmes, que tem acetato altamente inflamável e todos os materiais que compõem a edificação", disse Major Palumbo. A corporação informou ainda que o incêndio já está controlado.  

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução)

O local já foi atingido por outro incêndio em 2016. Cerca de 500 obras foram destruídas pelo fogo. No ano passado, um temporal alagou o galpão e parte do acervo foi, novamente, comprometido. A instituição não revelou quais itens foram danificados.

Em julho de 2020, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira. A promotoria questiona a falta de contrato para gestão da instituição.

O contrato para gestão da Cinemateca firmado entre o governo federal e a Organização Social (OS) Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) terminou no dia 31 de dezembro de 2019 e, desde então, não houve nova licitação.

Na ação judicial, a promotoria destaca problemas como risco de incêndio, falta de vigilância, atrasos nas contas de água e luz, e atraso no pagamento de salários. No entanto, em maio deste ano, o MPF-SP suspendeu a ação contra a União depois que o governo federal se comprometeu a mostrar as ações implementadas pela preservação do patrimônio no prazo de até 45 dias.

Incêndio na Cinemateca Brasileira em São Paulo (Foto: Reprodução)

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES