Incêndio na Serra de Santo Antônio é completamente debelado após 48 horas

O fogo, que iniciou na manhã do último sábado (20), devastou cerca de 2 hectares de vegetação. As equipes seguem monitorando a área.

ortu | tu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O incêndio que atingiu a Serra de Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos do município de Campo Maior, foi completamente debelado no fim da manhã desta segunda-feira (22), após mais de 48 horas de um intenso trabalho da equipe de brigadistas do município. O fogo devastou cerca de 2 hectares de vegetação. 

Em entrevista ao Meionorte.com, Arnaldo Aragão, coordenador da Defesa Civil do município, explicou os últimos focos foram apagados por volta das 11 horas em uma área de difícil acesso na serra. Parte da equipe subiu e conseguiu apagar. O fogo começou ainda no sábado (20) pela manhã. 

Incêndio na Serra de Santo Antônio é completamente debelado após 48 horas (Foto: Divulgação/ Defesa Civil)

Leia Mais

Incêndio na Serra de Santo Antônio é completamente debelado após 48 horas (Foto: Defesa Civil)

“Foi 100% apagado por volta das 11 horas. A equipe de brigadistas conseguiu com muito esforço, subimos a serra e pagamos lá em cima. Agora só se acender outro, mas esse que estava na serra foi apagado. Ficamos monitorando até surgir a oportunidade que conseguíssemos apagar. Quando achamos a oportunidade, mesmo com o acesso muito difícil, mas conseguimos e deu certo”, destacou. 

Os brigadistas da cidade foram acionados na manhã de sábado e desde então, tentavam controlar o fogo, que não ficou apenas na vegetação dos campos, mas conseguiu subir os paredões de rochas. Nas imagens divulgadas pela equipe da Defesa Civil de cima da serra, foi possível ver dimensão do estrago. Ainda na noite do sábado, o incêndio já podia ser visto também por quem passava no Açude Grande, há quilômetros de distância. 

Incêndio devastou 2 hctares de vegetação (Foto: Helder Felipe/ Meio Norte)

Em alguns trechos da PI-215, que dá acesso ao local, foi possível encontrar árvores e vegetação rasteira resumidas a cinzas. No outro lado da serra, o fogo atingiu uma área relativamente grande. Os profissionais relataram bastante dificuldade, sendo alguns dos motivos o tempo seco, a temperatura alta e os ventos, que ajudam a espalhar as chamas.

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultora Familiar (STTR) do município de Campo Maior, Francisca Reis, destacou para a reportagem que não é o primeiro incêndio registrado na área. "Depois que toma a parte de cima, para controlar é mais difícil. Isso é de todo ano acontece a mesma coisa. Todo ano tem. Não sei porque as pessoas não se preparam. A mudança que teve é que esse ano foi no mês de agosto, porque geralmente é no mês de outubro. Ele queima serra todinha e os terrenos que ficam por perto", reitera. 

Parque Estadual da Serra de Santo Antônio

Distante apenas 15 km do centro da cidade, o Parque Estadual da Serra, criado em 2019, possui quase 4 mil hectares, repleto de belezas exuberantes, e que possibilitam a quem deseja fugir da rotina conhecer uma grande diversidade biológica e paisagística. Até poucos anos atrás, a região não era muito conhecida e explorada, porém, passou a atrair um volume de turistas do Piauí e de outros estados do Brasil, inclusive para a prática do rapel. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pela Defesa Civil.

Incêndio na Serra de Santo Antônio é completamente debelado após 48 horas (Foto: Defesa Civil)

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES