Incêndio na Serra de Santo Antônio está sendo controlado, diz Defesa Civil

Equipes de brigadistas e do Corpo de Bombeiros seguem no local atuando para combater as chamas e possíveis novos focos.

ç | ç
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O incêndio de grandes proporções que se alastrou durante todo o dia de ontem e pela madrugada de hoje na Serra de Santo Antônio, em Campo Maior, já está sendo controlado, segundo a Defesa Civil. O foco na parte inferior do ponto turístico já havia sido contido, porém, fogo acabou subindo pelos paredões e se espalhou na parte superior da serra. 

Em entrevista ao Meionorte.com, Arnaldo Aragão, coordenador da Defesa Civil do município, explicou que uma equipe do Corpo de Bombeiros já está no local, junto aos brigadistas. Segundo ele, há pouco fogo e a situação está aparentemente controlada, mas as equipes seguem no local atuando para combater as chamas, que se concentram agora no outro lado da serra em uma área sem acesso, além de possíveis novos focos. 

Veja imagens atualizadas do local: 

“Nesse momento estou em cima da serra. Há pouco fogo, mas como a área é grande, os bombeiros já estão aqui e está aparentemente controlado. Sabemos que pode voltar novamente, mas está aparentemente controlado. Até onde estamos, o fogo subiu, mas ele agora está de um lado só. Como a temperatura está subindo, à tarde pode acender novamente, mas estamos monitorando”, destacou.

Em um vídeo feito pelo repórter Helder Felipe no período da noite, foi possível ver a dimensão do incêndio já da parte do açude grande, há quilômetros da serra. O tempo seco, a temperatura alta e os ventos ajudaram a espalhar as chamas.

Não seria a primeira vez

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultora Familiar (STTR) do município de Campo Maior, Francisca Reis, destacou para a reportagem que não é o primeiro incêndio registrado na área

"Depois que toma a parte de cima, para controlar é mais difícil. Isso é de todo ano acontece a mesma coisa. Todo ano tem. Não sei porque as pessoas não se preparam. A mudança que teve é que esse ano foi no mês de agosto, porque geralmente é no mês de outubro. Ele queima serra todinha e os terrenos que ficam por perto", reitera. 

Incêndio na Serra de Santo Antônio está sendo controlado, diz Defesa Civil (Foto: Divulgação/ Defesa Civil)

Distante apenas 15 km do centro da cidade, o Parque Estadual da Serra, criado em 2019, possui quase 4 mil hectares, repleto de belezas exuberantes, que possibilitam a quem deseja fugir da rotina conhecer uma grande diversidade biológica e paisagística. 

Até poucos anos atrás, a região não era muito conhecida e explorada, porém, passou a atrair um volume de turistas do Piauí e de outros estados do Brasil, inclusive para a prática do rapel. Para chegar até lá, o acesso é feito pela PI-215, e em seguida um acesso de chão batido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES