Incêndios florestais estão desenvolvendo savanas na Amazônia

Os incêndios estão modificando a paisagem e fazendo surgiu a Savana, segundo pesquisadores da Fapesp

Os incêndios estão fazendo surgir uma nova vegetação, a Savana | Bernardo Monteiro Flores
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Amazônia vem sendo degradada ao longo do anos, principalmente, na sua parte periférica, o que é considerado algo muito preocupante. E chama atenção de pesquisadores que esse processo também venha desencadeando uma forma de expansão da savana no meio da floresta.

Essa constatação foi feita pelos autores de um estudo realizado FAPESP sobre essa expansão da savana realizada por Bernardo Monteiro Flores, pós-doutorando em ecologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e por Milena Holmgren, professora do Departamento de Ciências Ambientais da Wageningen University, nos Países Baixos.

Os dois chegaram a descobrir uma paisagem de ecossistemas inundáveis, no médio rio Negro, na região do município de Barcelos. Ela fica localizada em cerca de 400 quilômetros de Manaus, onde manchas de savana de areia branca na mata. A causa apontada são incêndios recorrentes na mata.

Os incêndios na Amazônia têm trazido outra vegetação, a Savana/Bernardo Monteiro Flores

Estudo e Mapeamento

Em forma de mapeamento coletaram informações para avaliar se as florestas queimadas estavam mudando. “Descobrimos que os incêndios florestais haviam matado praticamente todas as árvores, possibilitando que a camada superficial do solo, rica em argila, sofresse erosão com as inundações anuais e se tornasse progressivamente arenosa”, conta Flores.

Além disso, os pesquisadores constataram que, no processo natural de recuperação das áreas queimadas, o tipo de cobertura vegetal passou por importante modificação, com a proliferação de árvores típicas das savanas de areia branca, que se tornaram cada vez mais dominantes, junto com plantas herbáceas nativas.

De onde vieram essas árvores de savana? 

Segundo Flores, as savanas fazem parte do sistema amazônico. Aproximadamente 11% da Amazônia está coberta por savanas. São savanas antigas, bem diferentes de um bioma tão rico em biodiversidade quanto o Cerrado, porém, mesmo assim dotadas de muitas espécies vegetais endêmicas.

 A população local as chama de “campinas”. Vista do alto, a paisagem amazônica apresenta pequenas ilhas de savana cercadas por um mar de floresta. 

As sementes das espécies vegetais de savana são carregadas pelas águas, peixes e aves. E, quando chegam a uma área queimada e de solo degradado, são elas, e não as sementes das espécies de floresta, que têm maior chance de germinar e repovoar aquele pedaço de terra.

“Nossa pesquisa mostrou que as savanas nativas estão em expansão e podem se expandir ainda mais na Amazônia”, afirma Flores.

Savana se expandem/Google Earth



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES