Incidência de raios é alta em São Luís

O processo de descarga elétrica, segundo ela, ocorre numa sucessão muita rápida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Especialistas do N?cleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranh?o (Uema) alertam para o perigo da queda de raios nesta ?poca do ano, provocados pela atua??o intensa da Zona de Converg?ncia Intertropical, que continua estacionada sobre a Linha do Equador, influenciando tais fen?menos na Ilha de S?o Lu?s. Essas descargas el?tricas t?m causado s?rios preju?zos em bairros da capital. Ter?a-feira ?ltima, no Anil, diversos moradores tiveram aparelhos eletroeletr?nicos danificados devido ? queda de raios.

Segundo a meteorologista Rochelle Monteiro, a Zona de Converg?ncia Intertropical est? ativa sobre a Linha do Equador e a Ilha de S?o Lu?s, fato que propicia a forma??o de fen?menos como tempestades, chuvas fortes, raios e rel?mpagos. No entanto, ela disse que os raios tamb?m podem cair apenas com a forma??o de nuvens, mesmo sem estar chovendo.

?A Zona de Converg?ncia Intertropical traz nuvens do tipo c?mulo nimbus, que s?o nuvens de tempestades e podem originar raios, como ocorreu ter?a-feira, mesmo sem estar chovendo?, frisou Rochelle Monteiro.

De acordo com a especialista, quando a nuvem se torna excessivamente carregada, ocorre uma descarga el?trica sob a forma de uma grande fa?sca, que recebe o nome de raio. A luz que acompanha o raio, o rel?mpago, ? resultado da ioniza??o do ar. O som produzido pelo forte aquecimento do ar e sua brusca expans?o ? o trov?o.

O processo de descarga el?trica, segundo ela, ocorre numa sucess?o muita r?pida. Inicia-se com uma descarga denominada l?der, que parte da nuvem at? atingir o solo, seguindo trajet?rias irregulares ? procura de caminhos que conduzam melhor a eletricidade, a descarga l?der tem a forma de uma ?rvore invertida.

Atrav?s desses mesmos caminhos, ocorre outra descarga el?trica de grande luminosidade, que parte do solo e atinge a nuvem e ? denominada descarga principal. O processo pode acontecer repetidas vezes, num intervalo de tempo extremamente pequeno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES