Inclusão Social: Rotary Morada do Sol monta fábrica de sandálias solidária

Projeto busca empoderar economicamente as mulheres e fortalecer as famílias na Grande Santa Maria da Codipi

Rotary Morada do Sol | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rotary Club de Teresina Morada do Sol, com o apoio da Congregação das Servas de Maria Rainha dos Corações da Grande Santa Maria da Codipi, desenvolvem o projeto da Fábrica de Sandálias Solpé. A ideia é empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social da região, sobretudo jovens mulheres. 

No momento estão sendo treinados 10 profissionais que, além de trabalharem na fábrica, vão ensinar outras pessoas o ofício da fabricação de chinelos de borracha, ou mesmo empreender. 

FOTO: Lucrécio Arrais

A fábrica foi montada a partir do trabalho voluntário desenvolvido por este Rotary Club para formar e qualificar pessoas, promovendo inclusão social, geração de renda e a tão sonhada independência financeira. 

Para José Ricardo Miranda, presidente do Morada do Sol, a ideia é ampliar o projeto. “A gente tem todo final de semana o treinamento com esse pessoal. Inicialmente estamos iniciando vendas aqui mesmo. Mas dentro de 40 dias queremos ampliar a produção e vender no comércio local. A partir de setembro queremos um mostruário pronto”, explica.

FOTO: Lucrécio Arrais

A produção é simples e pode render bons lucros. “Nós temos a máquina onde fazemos o corte das borrachas, depois fazemos o buraco das tiras e transportamos do papel para a borracha. Hoje se faz muita sandália artesanal em casa com uma boa rentabilidade. Essas pessoas que estão aqui poderão produzir e empreender. É um trabalho satisfatório”, acrescenta José Ricardo.

Promover o empreendedorismo como forma de libertação

Graça Arrais, associada fundadora do Rotary Club Morada do Sol, conta que essa é uma forma de promover a libertação de mulheres a partir do empreendedorismo. Essa é uma das metas do Rotary International, que conta com uma presidenta mulher. “A participação das mulheres é importante em todos os anos e em qualquer lugar. Este ano a presidente do Rotary é uma mulher, a Jennifer Jones", destaca. 

Graça Arrais destaca iniciativa para idependência financeira de mulheres | FOTO: Lucrécio Arrais

O empoderamento de mulheres e meninas é a prioridade. "Por isso, estamos priorizando meninas mais jovens para que elas aprendam a técnica e possam empreender. Isso pode reverter financeiramente o lucro. É uma oportunidade de trabalho e renda”, acrescenta Graça Arrais. 

"Queremos promover a independência. As mulheres que sustentam a casa. Então é muito importante que elas estejam à frente. O Rotary veio ajudar e acompanhar isso”, considera o associado Elmar Gomes.

Elmar Gomes mostra os primeiros chinelos fabricados | FOTO: Lucrécio Arrais

Para Irmã Josuíla Alves Barroso, coordenadora da Congregação das Servas de Maria Rainha dos Corações da Grande Santa Maria da Codipi, esta é uma excelente oportunidade para a comunidade. “Isso representa a luta que travamos em Santa Maria. Nosso trabalho é mais voltado para mulheres, trabalhamos com 300 famílias. Sempre queríamos um projeto para empreender e ajudar no sustento da família. Aqui é um trabalho fácil e significante. As mulheres estão animadas e veem que dá resultado", analisa.

Irmã Josuíla Alves Barroso e Regina Mendes compartilham experiência com o projeto  | FOTO: Lucrécio Arrais

Oportunidade para aumentar a renda familiar

Karine Keyllen Campos, artesã de 42 anos, vê novas oportunidades para si e para a família. “Estou interessada na renda que renda que a gente pode ganhar. Eu sou mãe aqui do grupo. Então é uma forma de aprender uma nova profissão. Aprendendo podemos fazer em casa mesmo. O mais difícil é a sublimação por conta do calor, mas a gente aprende com todo cuidado. Eu não tenho renda, então quero ajudar meu marido”, analisa. 

Artesã Karine Keyllen Campos pretende ampliar a renda da família | FOTO: Lucrécio Arrais

Já Joara Rodrigues, de 20 anos, está interessada em construir o próprio futuro. “Eu sou jovem e sempre busquei oportunidade. Eu quero buscar ter minha própria profissão e empreender. Essa foi a maneira que descobri de evoluir. Através da Irmã Josuíla fiquei sabendo. Essa é uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, finaliza.

Joara Rodrigues pensa em empreender | FOTO: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES