Incorporação mantém BEP como banco público, garante W. Dias

Incorporação mantém BEP como banco público, garante W. Dias

Incorporação mantém BEP como banco público, garante W. Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A assinatura do aditivo ao contrato oficializando a incorpora??o do Banco do Estado do Piau? (BEP) pelo Banco do Brasil, realizada nessa ter?a-feira (13), em Bras?lia, foi um momento especial para o Piau?.

Em entrevista coletiva concedida no Aeroporto de Teresina, o governador Wellington Dias comentou que o BEP j? era federalizado e foi incorporado por outro banco do Governo Federal, que ? o Banco do Brasil.

Com a incorpora??o, o governador disse que ganha o Piau?, pois evita a privatiza??o e, conseq?entemente, as demiss?es que ocorreriam com a privatiza??o ou liquida??o. O Estado tamb?m tem a garantia de manter os servi?os prestados por um banco do porte do Banco do Brasil. "Al?m dessas vantagens, o Estado adquire uma ag?ncia financeira de fomento com condi?es de operar contratos desde microcr?dito a grandes contratos", diz. O BEP passa e ser? uma ag?ncia de fomento enxuta e ser? uma base importante para o BNDES.

No contrato previa a incorpora??o, a liquida??o e a privatiza??o e a op??o pela incorpora??o se deu pela raz?o manter um banco p?blico servindo ao Estado.

Com a incorpora??o, o funcion?rio do BEP permanece no Banco do Brasil que, inclusive, j? manifestou interesse em manter a mem?ria do BEP.

O processo de incorpora??o contou com o apoio do Sindicato dos Banc?rios, da Associa??o dos Servidores do BEP, Senado Federal, sendo que todo o processo ocorreu de forma legal, amparado pela Lei 6.404, que trata das S/A e 5.036, que permite a transfer?ncia do controle acion?rio do BEP para Uni?o.

Segundo o secret?rio da Fazenda, Ant?nio Neto, o BEP estava bem pr?ximo de uma privatiza??o e esse processo de incorpora??o contou com o aval do Tesouro Nacional, Banco Central, Procuradoria Geral do Estado, procurador jur?dico do BEP e procurador jur?dico do BB.

Com a incorpora??o, a situa??o dos correntistas continua a mesma e o secret?rio garante que correntistas, fornecedores e servidores p?blicos estaduais n?o ter?o qualquer tipo de preju?zo. "Os correntistas do BEP passar?o a ser correntistas do Banco do Brasil".

A partir desta quarta-feira (14), o grupo de trabalho formado por t?cnicos do BEP, da Secretaria Estadual da Fazenda estar?o ? disposi??o para qualquer tipo de esclarecimento sobre o processo de incorpora??o, que ser? conclu?do dentro de 10 a 12 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES