Indígena Yanomami morre e dois são baleados em ataque de garimpeiros

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Yanomami baleado é socorrido por equipes de saúde em Surucucu | Júnior Hekurari/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde do último sábado (29), um indígena Yanomami, de 36 anos, morreu e outros dois, de 24 e 31 anos, foram baleados na comunidade Uxiu, dentro da Terra Indígena Yanomami. De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, as três vítimas foram baleadas por garimpeiros ilegais que atuam na região.

Os dois feridos foram removidos para a capital Boa Vista na manhã seguinte ao ataque, para receber atendimento médico especializado. Ilson Xirixana, ferido gravemente na cabeça, chegou desacordado à unidade de referência em saúde de Surucucu, onde foi atendido por uma equipe médica que trabalhou durante toda a noite. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu às 5h33 deste domingo. Xirixana atuava na região como agente indígena de saúde (AIS).

Em entrevista ao portal de notícias G1, Hekurari falou que os garimpeiros chegaram à comunidade Uxiu e abriram fogo contra os indígenas. "Alguns estavam encapuzados", afirmou ele, com base no relato de um dos feridos. A região da Terra Indígena Yanomami é conhecida pela presença de garimpeiros ilegais que invadem a área em busca de minérios preciosos, como o ouro. A atividade ilegal tem impactado negativamente a saúde e a vida dos indígenas, além de causar danos ambientais irreversíveis.

O Condisi-YY emitiu uma nota de repúdio ao ataque e pediu ação imediata das autoridades competentes. "Não podemos permitir que vidas sejam ceifadas impunemente, não podemos tolerar ações de violência e morte por parte de criminosos que insistem em desrespeitar nossos direitos e nossas vidas", diz a nota.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Funai (Fundação Nacional do Índio). O Ministério da Justiça e Segurança Pública também se manifestou sobre o ocorrido, afirmando que está acompanhando o caso e trabalhando para garantir a segurança dos indígenas na região.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES