Indigenista Bruno Pereira foi ameaçado em bilhete: “Vamos acertar contas”

Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do The Guardian, estão desaparecidos desde o último domingo (5),

Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos desde o último domingo (5), | Reprodução-Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um bilhete com ameaças feitas ao indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e para líderes indígenas foi deixado no escritório de advocacia que representa a organização para a qual ele vinha trabalhando voluntariamente, em Tabatinga (AM). Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do The Guardian, estão desaparecidos desde o último domingo (5), quando faziam viagem a trabalho no Vale do Javari.

"Sei quem são vocês e vamos achar para acertar as contas", diz um trecho do bilhete, com a grafia corrigida, endereçado ao advogado Eliesio Marubo. "Sei que quem é contra nós é o Beto Índio, e o Bruno da Funai é quem manda os índios irem prender nossos motores e tomar os nossos peixes. (...) Se querem dar prejuízo, melhor se aprontarem. Está avisado."

Leia Mais

O Indigenista e Phillips foram vistos pela última vez há três dias, quando retornavam da Comunidade São Rafael em direção a Atalaia do Norte. O Comando Militar da Amazônia e a Marinha enviaram dois helicópteros à região para reforçar as buscas.

O percurso da dupla pelo rio deveria demorar não mais do que duas horas e Pereira era um exímio conhecedor do trajeto. Ninguém sabe o que houve. 

"Temos muita esperança de que tenha sido algum acidente com o barco e que eles estejam à espera de socorro", disse Beatriz Matos, mulher do indigenista. "Mesmo que eu não encontre o amor da minha vida vivo, eles têm de ser encontrados", disse Alessandra Sampaio, esposa de Phillips.

Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos desde o último domingo (5),

Prisão de Amarildo

O promotor de Justiça de Atalaia do Norte, Elanderson Lima, vai pedir a prisão preventiva de Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido pelo apelido de Pelado, preso como principal suspeito pelo desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.  

Ao 'O Globo', policiais militares que prenderam Pelado afirmaram que a lancha do suspeito foi vista perseguindo o barco da dupla logo depois que eles deixaram a comunidade de São Rafael, em Atalaia do Norte. 

Os dois viajavam com uma embarcação nova, com motor de 40 HP e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem, e 07 tambores vazios de combustível. A lancha de pelado tem um motor 60 HP e é mais veloz.

Testemunhas relataram aos policiais que a embarcação do suspeito, apreendida e trazida com ele até a cidade, passou em alta velocidade atrás de Bruno Pereira e Dom Phillips tão logo eles deixaram a comunidade São Rafael, 

Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado foi preso como principal suspeito pelo desaparecimeto de Bruno Pereira e Dom Philips no Amazonas Foto: Divulgação-Polícia 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES