Índios estão adaptados à realidade local

Uma exposição no Museu do Piauí mostra a cultura dos índios piauienses e chama atenção para a necessidade de valorização dos povos indígenas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí ainda possui população indígena, mas muitos estão adaptados a uma nova realidade. Durante a Semana dos Povos Indígenas, que acontece no Museu do Piauí, em Teresina, uma exposição do artista piauiense Orlando Bonfim retrata as faces, os modos e as características assumidas por índios não aldeados, que mesmo usando outras roupas, ou assumindo função não relacionada à aldeia, não retiram o aspecto cultural de um povo indígena. 

O artista fala sobre o seu intuito de registrar, em telas, as representações de alguns povos indígenas de hoje em dia, e destaca a importância de suas obras. “É muito importante para que haja um esclarecimento de que o índio precisa da atenção das autoridades, que o índio continua sendo índio nos dias de hoje”, disse.

Crédito: José Alves Filho

O curador Charles Oliveira, que também é assessor indígena e voluntário dos povos indígenas do Piauí, explica que a proposta da exposição é mostrar as características expressadas por alguns dos índios piauienses que foram introduzidos na sociedade. Eles estão adaptados a uma nova realidade. E se você se olhar no espelho, você vai ver que tem os traços indígenas. A ideia é essa. O indígena do Piauí parte de uma identidade do ontem. Porque quando se fala em índio, a gente pensa lá no passado, época do primeiro contato. Tudo bem, ele estava lá ontem, mas eles não deixaram de existir hoje”, disse.

Crédito: José Alves Filho

Ontem (16), no Museu do Piauí, uma palestra de Epifânio Ferreira, coordenador de Saúde e equidade, da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí, abordou as ações de saúde para os povos indígenas não aldeados do Estado. Na ocasião, também teve uma roda de conversa sobre identidades e memórias indígenas com base na emancipação cidadã, com a professora Laureni Dantas de França. 

A palestra reuniu estudantes e outros visitantes do museu para conhecer e saber mais sobre os povos indígenas. “O evento mostrou também o que já foi atendido pelo governo para as nossas comunidades indígenas e também receberam outras demandas indígenas para que se possa oferecer melhores condições de vida para as comunidades”, disse Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí.

Crédito: José Alves Filho

A estudante Maria Clara esteve no museu na terça-feira (16) e considera importante a preocupação com a valorização dos povos indígenas. “A gente sabe que os povos indígenas de hoje precisam de atenção, principalmente pelo fato da diminuição dos povos. E que seja dado o cuidado que eles merecem, pois eles carregam nossa cultura”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES