Infecção por bactéria rara alerta para perigo de clínicas clandestinas no DF

O Distrito Federal registrou casos recentes de infecção por micobactéria

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A infec??o por bact?rias raras em pessoas que freq?entaram cl?nicas clandestinas ? mais um alerta para mulheres e homens que se submetem a tratamentos est?ticos. M?dicos ressaltam que a aplica??o de enzimas para fins de redu??o de gordura localizada s? pode ser feita mediante prescri??o m?dica, por auxiliares de enfermagem, enfermeiros ou m?dicos.

O Distrito Federal registrou casos recentes de infec??o por micobact?ria, causados pelo uso do Lipostabil ? medicamento usado para emagrecimento, cuja comercializa??o ? proibida no Pa?s ?, aplicado em uma suposta cl?nica clandestina no Guar?.

Uma comerciante de 45 anos, que pediu para n?o ter o nome divulgado, foi uma das v?timas. Ela conta que no final de 2006, com o objetivo de emagrecer, aplicou oito ampolas do medicamento na barriga. Entretanto, ao inv?s de perder gordura, viu o surgimento de feridas por toda a regi?o abdominal. Mais de um ano e meio depois, ela ainda convive com o problema que, al?m de provocar dor, levou a um quadro de depress?o.

Segundo a moradora do Guar?, o local das feridas constantemente inflama e permanece escuro desde a aplica??o das enzimas. ?Achei que iria ficar mais bonita, mas acabei ficando feia. Me sinto constrangida?, desabafa. A comerciante ? uma das 15 pessoas atendidas pela Subsecretaria de Vigil?ncia ? Sa?de, no Laborat?rio Central de Bras?lia (Lacen), com infec?es provocadas pelo uso do produto. Em janeiro, elas tiveram material recolhido para a realiza??o de biopsia.

Dos 15 casos notificados, o Lacen j? confirmou que tr?s mulheres foram de fato contaminadas por micobact?ria. Outras 12 notifica?es ainda est?o sendo analisadas. ?Me arrependo muito. Se eu soubesse o m?nimo que isso poderia me causar, n?o teria nem pensado em fazer esse tratamento?, lamenta a comerciante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES