Infecções urinárias: como tratá-las de forma natural

Estudos comprovam que as infecções urinárias, que têm maior incidência no verão, podem ser tratadas de forma natural - sem o uso de antibióticos - com o cranberry e a D-manose; consultar um médico é recomendável

| shutterstock/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que as infecções do trato urinário (ITUs) causadas por bactérias estão entre as condições médicas mais comuns e recorrentes especialmente para as mulheres? Pesquisas apontam que tais infecções - que podem afetar a uretra, a bexiga, os ureteres e os rins - afetam mundialmente mais de 150 milhões de pessoas por ano. Ainda, dados apontam que 40% das mulheres e 12% dos homens têm, pelo menos uma vez durante a vida, alguma dessas ITUs. Dessas mulheres, cerca de 25% terão duas ou mais vezes em um período de seis meses.

A explicação para que essas infecções sejam mais presentes nas mulheres é a anatomia feminina: com a uretra mais curta e próxima ao ânus, as bactérias têm acesso mais fácil à bexiga. A seguir, a Dra. Elisa Urban esclarece algumas questões sobre esse tema e oferece dicas para evitar a recorrência de infecções e melhorar a saúde do trato urinário:

Por que as infecções urinárias são mais comuns no verão?

De acordo com a Drª Elisa, ficar com o biquíni molhado por tempo indeterminado é um fato bastante comum no verão. “Com a umidade e o calor, mais os tecidos sintéticos, é facilitada a proliferação das bactérias no sistema urinário, por essa razão, a incidência das infecções do trato urinário no verão é maior”, explica.

shutterstock/Reprodução  

Cranberry: busca por alternativas terapêuticas mais naturais

O tratamento médico padrão para as ITUs é o uso de antibióticos. No entanto, segundo a médica, com o grande número de mulheres que apresenta infecções recorrentes, vemos uma crescente incidência da resistência das bactérias - e também o ciclo vicioso que envolve o uso de antibióticos, o que pode causar a destruição da microflora benéfica do intestino.

Levando esses fatores em consideração, a busca por outras alternativas terapêuticas e preventivas é justificada. “A mais conhecida opção natural preventiva e para tratamento de infecções urinárias é o cranberry: fruto de sabor ácido, classificado dentre os 50 mais potentes alimentos antioxidantes. Isso porque ele fornece uma classe de flavonoides com ação antimicróbica. Um estudo de 2009 comprovou o cranberry como quase igualmente eficaz ao antibiótico, mas sem os efeitos colaterais”, detalha.

D-manose: efeito protetor no organismo

Já a D-manose é um açúcar natural produzido pelo nosso corpo, mas também é encontrada em alimentos como berinjela, feijão, amora, maçã, pêssego e em maior quantidade no cranberry. Sua ligação com as infecções urinárias é a seguinte: as bactérias E. Coli causam 90% das ITUs. Uma vez que essas bactérias entram no trato urinário, elas se prendem às células, crescem e causam a infecção. Pesquisadores vêm provando que a D-manose funciona para tratar ou prevenir infecções, impedindo a retenção dessas bactérias.

Enquanto a D-manose estiver no trato urinário, ele pode se ligar às bactérias E. Coli que podem estar no organismo. Como resultado, as bactérias não podem mais se ligarem às células e causar infecção.

Um estudo publicado no World Journal of Urology reuniu um grupo de 308 mulheres com um histórico de infecção urinária recorrente e dividiu-as em três grupos: grupo D-manose, grupo antibiótico e grupo placebo. Após seis meses de tratamento, das 103 mulheres que foram tratadas com D-manose, apenas 15 apresentaram infecção recorrente. Enquanto do grupo antibiótico, foram 21 e 62 do grupo placebo.

Pro e prebióticos: uma outra estratégia contra a infecção do trato urinário

Segundo a médica, “uma das estratégias para reduzir os efeitos colaterais dos antibióticos é o uso dos probióticos (bactérias benéficas) e prebióticos (o alimento necessário dessas bactérias benéficas) para restaurar o equilíbrio da flora intestinal após tratamento com antibióticos ou desequilíbrios imunológicos”.

Hábitos simples e eficazes que evitam as UTIs e melhoram a saúde do trato urinário

Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, carqueja, erva-doce) pois ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária;

Não segurar e urinar sempre que sentir vontade;

Para as mulheres: após urinar ou realizar suas necessidades fisiológicas, sempre limpar a região de frente para trás, para não levar as bactérias do ânus para o trato urinário.

Higienizar a área íntima antes e depois da relação sexual, de preferência com uma ducha;

Evitar o uso de desodorantes íntimos.

Não deixe de consultar um médico

Se os sintomas da infecção não amenizam em pelo menos três dias é importante a ida a um médico para que sejam realizados exames e obter informações  detalhadas e personalizadas sobre o que está acontecendo com o seu organismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES