Infectologista Ho Yeh Li é homenageada pela Mauricio de Sousa

A mais nova Dona da Rua da História foi a escolhida para acompanhar a missão que trouxe de volta os brasileiros sitiados em Wuhan, epicentro da crise do novo coronavírus

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio à pandemia, a dedicação dos profissionais da saúde tem sido ferramenta chave no mundo inteiro para a conscientização sobre a prevenção e para o tratamento da COVID-19. Especialistas dos mais diversos segmentos se unem e levam orientações à população a fim de buscar alternativas para cessar o contágio e evitar que os números continuem aumentando.

Em fevereiro, ainda no início da pandemia, a coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas em São Paulo Ho Yeh Li, foi escolhida pelo Ministério da Saúde para coordenar a missão de resgatar os 34 brasileiros que estavam na cidade chinesa Wuhan, na época o epicentro do novo coronavírus. Única infectologista a participar da operação, Ho está no topo da lista dos mais conceituados especialistas do país nesta área, sendo, também, a maior referência no tratamento da febre amarela. Nascida em Taiwan, a médica veio para o Brasil em 1983, onde se naturalizou e cursou medicina na Universidade de São Paulo.

Devido a tamanha importância na ciência e na saúde brasileira, a doutora Ho ingressa ao hall do Donas da Rua da História. Ela é a primeira de uma série de mulheres da área da saúde que serão homenageadas pela MSP. A personagem escolhida para interpretar a infectologista foi Keika. A homenagem faz parte do projeto que busca inspirar as meninas a ganharem mais espaço e ocuparem seu lugar em qualquer campo do saber.

Segundo dados baseados no Censo do IBGE, as mulheres são a principal força de trabalho da saúde, respondendo por 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica. Para Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, é muito interessante ver o protagonismo das mulheres no combate ao coronavírus. "A exemplo da Ho Yeh Li, o papel das mulheres na ciência é muito forte, mas pouco evidenciado. Nosso papel é apresentá-las às meninas para que se sintam motivadas e inspiradas", completa.

A executiva é criadora do projeto Donas da Rua, que conta com o apoio institucional da ONU Mulheres. É uma ação da MSP que demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. Em uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

www.twitter.com/TurmadaMonica

www.instagram.com/turmadamonica

www.facebook.com/turmadamonica



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES