Infectologista orienta como se prevenir ao sair e voltar para casa

A ida ao supermercado, por exemplo, deve ser planejada para que o tempo de permanência no estabelecimento seja o menor possível

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O isolamento social tornou-se uma das principais medidas de prevenção ao Covid-19. A recomendação para a população é ficar em casa. Portanto, quando houver necessidade de sair, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a transmissão da doença.

“Após abrir portas, tocar no botão do elevador ou pegar no volante do carro, a higiene das mãos se faz necessária. Ela previne a transmissão do coronavírus. Por isso, é importante ter álcool em gel na bolsa”, orienta a infectologista Christianne Takeda, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

A ida ao supermercado, por exemplo, deve ser planejada para que o tempo de permanência no estabelecimento seja o menor possível. Dessa forma, o recomendado é preparar com antecedência a lista de compras. “Se possível, use um lenço descartável com álcool em gel e passe na barra do carrinho. Tente, também, manter uma distância das pessoas. Não se esqueça de higienizar as mãos ao retornar para o carro ou para o transporte público. O mesmo deve ser feito em casa”, reforça a especialista.

reprodução internet

Cuidados ao chegar

Quando voltar para casa, tire os sapatos e, caso seja possível, deixe-os do lado de fora. Objetos como bolsa, carteira e chaves devem ser guardados em uma caixa. Depois tome um banho e higienize as mãos antes de tocar em superfícies ou móveis. As roupas usadas devem ser lavadas. Faça a higienização de frutas e verduras antes de colocá-las na geladeira.

Mergulhe-as por quinze minutos em uma solução feita com quatro colheres de sopa de água sanitária e um litro d’água. Em seguida, faça o enxágue com água corrente. Os produtos não comestíveis podem ser limpos com álcool 70%, que também é eficaz na limpeza de embalagens como caixa de leite, sacos de arroz, feijão e macarrão.

Limpeza da casa

Limpar a casa faz toda a diferença neste período de quarentena. Christianne Takeda ressalta que a limpeza seja feita uma vez ao dia. “A limpeza da casa é uma forma de proteção. É necessário abrir portas e janelas, varrer a casa e utilizar um pano úmido com água sanitária, respeitando as instruções na embalagem do produto. É fundamental limpar a superfície dos móveis com álcool 70% e as maçanetas de portas com água sanitária diluída em água. Adotando essas medidas todos ficam mais protegidos”, explica a especialista.

Confira outras dicas importantes:

– Não use relógio, anéis e pulseiras para facilitar a higienização das mãos. Prenda o cabelo.

– Se for utilizar transporte público, siga a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.

– Evite tocar em qualquer objeto ou superfície.

– Leve lencinhos descartáveis e, se possível, use-os para tocar superfícies de uso comum, como maçanetas. Se não for possível, higienize as mãos em seguida com álcool em gel.

– Após o uso de lenço de papel, descarte-o no lixo.

– Não cumprimente as pessoas com aperto de mão, beijo e abraço.

– Após utilizar dinheiro ou cartão, lave as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize álcool em gel 70%.

– Não toque o rosto, especialmente olhos, boca e nariz antes de higienizar as mãos com água e sabão.

– Mantenha distância de, no mínimo, dois metros das pessoas. Principalmente daquelas que estiverem tossindo e/ou espirrando.

– Não faça desinfecção do carro por fora. Feche a porta e siga a viagem.

(Fonte:Portal do Governo do Ceará/Martina Dieb - Ascom Sesa - Texto)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES