Infração por dirigir nas faixas exclusivas passa a ser gravíssima

Conduzir nas faixas e vias exclusivas de ônibus saiu de leve

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ato de conduzir nas faixas e vias exclusivas de ônibus, desde a semana passada, é considerada uma infração gravíssima. Os motoristas que cometerem essa falha devem pagar multa de R$ 191,54, além de levar 7 pontos na carteira de habilitação. A infração antes era considerada leve, com R$ 85 de multa e quatro pontos na carteira.

As vias exclusivas para ônibus em Teresina estão presentes nas Avenidas Frei Serafim, Miguel Rosa, Barão de Castelo Branco e Presidente Kennedy, no horário de 06h às 22h. É permitido passar pela faixa de ônibus apenas quando os motoristas de veículos pequenos e motos precisarem virar à direita, antes do quarteirão em que vão converter.

Essa é uma das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionada pela presidente Dilma Rousseff e divulgadas no Diário Oficial da União. A medida vale para os corredores (à esquerda) e para faixas exclusivas (à direita). Segundo o coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização da Strans, além da multa e pontos na carteira, o condutor que desrespeitar pode ter o veículo removido.

“É uma ordem da Lei Federal nº 13.154, sancionada no dia 30 de julho deste ano, que alerta que os condutores de veículos e motos não podem nem transitar, nem estacionar e nem pegar passageiros na faixa. A medida é para dar mais fluidez ao transporte público, dando preferência aos ônibus”, esclarece.

O coronel Jaime Oliveira destaca ainda que os condutores em geral, inclusive os de transporte coletivo, que transitarem em faixas indevidas serão multados.

“Com essas alterações, os condutores devem redobrar a atenção no trânsito e dirigir sempre na sua faixa. Por exemplo, se um ônibus usar a outra faixa, que fica preferencial para carros e motos, também será multado. Ele também só pode pegar a faixa que não é de sua preferência quando for fazer uma conversão para o lado oposto ao de sua faixa”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES