Infraestrutura da Piauí Conectado prepara estado para chegada do 5G

Rede de fibra óptica da Piauí Conectado já está presente em mais da metade dos municípios

Infraestrutura da Piauí Conectado prepara estado para chegada do 5G | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito mais do que oferecer conexão rápida, a quinta geração da rede de internet móvel vem para transformar a maneira como as pessoas interagem com o mundo, desenvolvendo cidades mais inteligentes. Dentre os seus benefícios estão o aumento no número de dispositivos conectados e o baixo nível de latência (tempo de resposta).

O Piauí está prestes a se tornar um dos estados mais preparados para a chegada do 5G, uma vez que, a PPP Piauí Conectado está construindo uma rede de fibra óptica com 11 mil km, que vai atender 100% dos municípios piauienses.

A rede está sendo construída não só para suportar os requerimentos necessários para o 5G, mas eventualmente, qualquer outro serviço ou demanda que possa surgir relacionada, por exemplo, ao movimento de transformação digital, movimento de aplicação em nuvem, dentre outras ações.

O Piauí está prestes a se tornar um dos estados mais preparados para a chegada do 5G - Foto: Ascom

O 5G é uma tecnologia que utiliza canais de frequência mais dedicados, o que permite aumentar bastante a capacidade de banda. Mas para que essa tecnologia consiga chegar a todos os cantos, é necessária uma infraestrutura moderna.

“As operadoras, de uma maneira geral, precisam do cabo de fibra óptica, que vai ser muito útil neste contexto, ao interligar as antenas de telecomunicação das operadoras. O número de antenas vai quadruplicar, portanto será preciso também fomentar essas conexões das antenas por meio da fibra óptica”, explica Leonardo Chagas, diretor de Operação da Piauí Conectado.

Leonardo acrescenta ainda que a fibra óptica, diferente da internet via rádio, passa uma quantidade ilimitada de dados. “A infraestrutura de rede de fibra óptica que está se expandindo por todo o Piauí, através da PPP Piauí Conectado, é fundamental para que o Piauí saia na frente em relação aos demais estados brasileiros na utilização do 5G”, afirma o diretor de Operação.

Ao marcar presença em 100% dos municípios com a fibra óptica, será possível atender as operadoras de telefonia móvel, o que já é uma grande vantagem para a disseminação dos protocolos de 5G. Uma vez que a Piauí Conectado atenderá todos os municípios com a fibra óptica, ficará muito fácil para as operadoras utilizarem a rede disponibilizada pela concessionária para levar internet até as regiões mais distantes do estado.

Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, a grande a diferença entre o Piauí e os demais estados brasileiros é a rede de fibra óptica. “A rede de fibra óptica é o caminho mais seguro, adequado e veloz para entregar internet de qualidade para a população”, destaca.

De acordo com o diretor técnico da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Luciano Aguiar, uma nova era está se formando, com o aumento da conectividade móvel, de forma mais eficiente e veloz, trazendo benefícios para áreas como saúde e segurança. “Uma nova realidade poderá ser proporcionada para a nossa geração, como a realização de uma cirurgia no qual o cirurgião principal não estará na sala de cirurgia, mas sim em outro país operando através de uma máquina remota, conectado através de uma rede 5G. Com o aumento do uso de dispositivos IoT, a gestão de cidades inteligentes passará a ser mais fácil, Inteligência Artificial e uso de Drones conectados às redes 5G aumentarão sobremaneira a segurança das cidades”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES