Iniciativa do Jornal MN e O Dia repercute na imprensa internacional

Os dois jornais circularam com suas capas rigorosamente iguais e uma só manchete.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 17h28

A iniciativa dos jornais Meio Norte e O Dia em unificar suas capas em uma ação de combate ao coronavírus foi destaque no blog e no perfil do Twitter do Kingth Center Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin (@utknightcenter). CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA 

Os dois jornais piauienses foram pioneiros no Brasil ao publicar suas capas iguais com a frase 'PARE PELA VIDA, FIQUE EM CASA" na última sexta-feira (20/03)

Com o título, Pandemia do novo coronavírus cria rara união entre jornais concorrentes na América Latina, a matéria destacou a onda rara de colaboração entre os veículos concorrentes.

No texto, a reportagem afirma que a inspiração veio da Espanha, logo em seguida cinco jornais de Porto Rico compartilharam a mesma capa. Além de México, Argentina, Peru e El Salvador. 

Já no Brasil, o jornal destacou que a iniciativa regional veio antes da campanha nacional. “No Brasil, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) está articulando uma ação semelhante para a segunda-feira, dia 23 de março. Antes disso, na sexta 20, os dois principais jornais do Piauí, Meio Norte e O Dia, se anteciparam e rodaram a primeira página com os dizeres “Pare pela vida, fique em casa.” 

“A receptividade do público tem sido extraordinária. Quando colocamos as postagens das páginas no Facebook e no Instagram,  as manifestações foram imediatas, com grande número de compartilhamentos e comentários estimulantes. Embora não busquemos aplauso, mas simplesmente colaborar, ajudar na conscientização sobre a enorme necessidade de isolamento social, ficamos felizes em saber que acertamos. Ser humilde e solidário é o mínimo que podemos fazer”, afirmou ao Centro Knight José Osmando, diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação.

Nesta segunda-feira (23/03), outros jornais do país seguiram a iniciativa atráves da campanha da Associação Nacional de Jornais - ANJ e unificaram suas capas em apoio ao combate do coronavírus e à desinformação, que agrava as consequências da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES