A previsão do tempo para os próximos dias é de grande volume de chuvas no Piauí, podendo registrar níveis superiores a 50 mm, em alguns municípios. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de Perigo Potencial que compreende todo o Piauí, em razão das condições climáticas favoráveis para chuvas. 

Estão previstas precipitações com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Contudo, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo, segundo o Inmet. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (15).

Alerta de Perigo Potencial abrange quase todo o país | FOTO: Reprodução/InmetAlerta de Perigo Potencial abrange quase todo o país | FOTO: Reprodução/Inmet

Segundo boletim da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), divulgado nesta segunda-feira (14), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a própria termodinâmica possibilitam a grande quantidade de chuvas que deve atingir, principalmente as regiões Centro-Norte e Centro-Sul do estado.

Municípios situados no Centro-Norte do Piauí devem presenciar episódios fortes em algumas áreas, assim como nas cidades localizadas na região Sudoeste. Nesta terça-feira (15), o tempo em Teresina deve ficar parcialmente nublado com chuvas e trovoadasO tempo deve permanecer propício para chuvas, pelo menos até a quarta-feira (16).