Inmet emite alerta de “grande perigo” por causa das chuvas no litoral do NE

Em Maceió, a chuva já provocou estragos. Foram registrados alagamentos e deslizamentos nas primeiras horas da manhã.

Inmet emite alerta de 'grande perigo' por causa das chuvas no litoral do NE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso nesta quarta-feira (25) com grau de severidade de "grande perigo" para o litoral de estados como Paraíba, Pernambucoe Alagoas. O alerta se deu por causa das chuvas que atingem Alagoas e Pernambuco desde a noite de terça (24). Dois avisos já tinham sido emitidos na noite anterior, mas eram mais brandos que o atual.

Em Maceió, a chuva já provocou estragos. Foram registrados alagamentos e deslizamentos nas primeiras horas da manhã. No interior, há registros de casas inundadas em Rio Largo e de desabamento de residências em Penedo.

Inmet emite alerta de 'grande perigo' por causa das chuvas no litoral do NE- Foto: Reprodução

Leia Mais

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ondas que podem atingir 2,5 m na extensão que vai de Salvador até Natal, passando por Maceió. A visibilidade pode ficar restrita em alto mar durante as pancadas de chuva.

Alerta vermelho

O alerta na cor vermelha indica que pode chover volume superior a 60 mm/h (chuva forte) ou acima de 100 mm/dia no Leste Alagoano, o dobro do volume considerado pelos meteorologistas para classificação de chuva muito forte.

O Inmet alerta para o "risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas".

Orientações para os seguintes cuidados durante as chuvas:

Alerta continua

O risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao grande volume de chuvas continua alto para Pernambuco até domingo (29), alertou o Instituto Nacional de Meteorologia Inmet neste sábado (28).

O Recife está sob alerta de grande perigo, de acordo com o Inmet, até a manhã de domingo (10). A região metropolitana da capital deve receber mais de 60 milímetros de chuva por hora nesse período, com mais de 100 milímetros por dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES