Teresina terá um domingo de alerta amarelo com previsão de pancadas de chuvas à tarde e à noite, enquanto a manhã será de sol com muitas nuvens. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que informa ainda sobre o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Há alerta de perigo potencial por chuva intensa no sudoeste do Piauí.

Na cidade de Esperantina, a cota atual na estação é de 7,44 m, após uma subida de 42 cm em 24 horas, deixando o rio 4 cm acima da cota de inundação (7,40 m). Na cidade, foram mais de 30 mm em 10 horas e de acordo com a previsão, deve continuar subindo até cerca de 7,80 m, 40 cm acima da cota de inundação.

Inmet alerta sobre pancadas de chuvas diante do alerta ameralo. (Foto: Divulgação)Inmet alerta sobre pancadas de chuvas diante do alerta ameralo. (Foto: Divulgação)

E em Barras, o nível do rio Marathaoan observado atualmente é de 4,21 m, superando em 1 cm a cota de inundação. E há previsão da elevação do nível para valores em torno de 4,31 m, superando em 11 cm a cota de inundação.

Para região Nordeste, de acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas acima da média em grande parte da região, principalmente em abril e maio e na parte norte do Nordeste, por causa da Zona de Convergência Intertropical.

Desabrigados

Em Teresina, 748 famílias estão desabrigadas até o momento, conforme boletim da Defesa Civil Municipal, vítimas das chuvas que castigaram vários bairros. Elas seguem desabrigadas e acolhidas em residências de familiares, sendo 5 no Bairro Poti Velho (E.M. Minha Casa), 18 no Nova Brasília (E.M. Mova Brasília), 13 no Mafrense (E.M. Domingos Afonso, 6 no Parque Wall Ferraz (Centro de Convivência), 5 no Poti Velho (Centro Com. dos Oleiros) e 12 nos Três Andares (Fundação Nossa Senhora da Paz).

Fique atento!

Caso precise, entre em contato com a Defesa Civil através do telefone 199 ou (86) 3223-7366 (atendimento 24h).