Inmet emite alerta grave de onda de frio que vai passar “raspando” no PI

Na última segunda-feira (28) alguns municípios da região Norte do estado tiveram a menor temperatura registrada neste ano: 18.2 C°

Inmet emite alerta grave de onda de frio que vai passar "raspando" no PI | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sensação térmica sentida pelos piauienses nos últimos dias tem uma explicação. O inverno geográfico começou no Hemisfério Sul no início da madrugada do último dia 21 de junho e permanecerá até o dia 22 de setembro. Mesmo estando próximo à Linha do Equador, há influência de queda de temperatura no Piauí.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo, indicam, que no decorrer deste mês, as temperaturas vão continuar um pouco baixas no Estado. A chuva que caiu na quinta-feira, 1° de julho, foi registrada em vários municípios como Barras, Campo Maior e Esperantina.  

Chuva no fim da tarde de quinta-feira (1°) trouxe queda na temperatura em boa parte do Piauí- Foto: Vanderson de Paulo/JMN

A queda de temperatura ocorre durante as noites e madrugadas e vem sendo registrada desde o início da semana em algumas cidades. Na última segunda-feira (28) alguns municipios da região Norte do Piauí tiveram a menor temperatura registrada neste ano: 18.2 C°. Teresina registrou, na terça-feira (29), mínima de 19º C durante as primeiras horas da manhã, a menor do ano.

Onda de frio

O Inmet emitiu pela primeira vez um alerta de onda de frio para o Nordeste. O aviso também vale para partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O grau de severidade do alerta laranja é de ‘perigo’, com previsão de temperatura até 5 °C abaixo da média por um período de três a cinco dias. O risco maior é para as pessoas em situação de rua.

Inmet emite pela primeirra vez alerta grave de onda de frio para o NE- Imagem: Inmet

O professor Werton Costa, climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), explicou que essa variação da temperatura com o alerta não é comum.

"Para mim é um alerta  inédito, surreal. É um alerta laranja de onda de frio. Pela primeira vez, desde que comecei a me interessar pelos fenômenos climáticos, que vejo um alerta de frio atingindo o Sul da Bahia com essa intensidade. Este alerta não nos atinge[Piauí], mas é extraordinariamente grave por ser laranja e por ser de frio", justificou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES