Inmetro manda recolher brinquedo que vira ecstasy

Inmetro manda recolher brinquedo que vira ecstasy

Inmetro manda recolher brinquedo que vira "ecstasy" | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza??o e Qualidade Industrial) determinou a retirada do mercado do brinquedo Aqua Dots, da linha Bindeez. Nos EUA, a CPSC (Comiss?o de Prote??o ao Consumidor de Produtos, na sigla em ingl?s) determinou ontem que 4,2 milh?es de unidades do brinquedo saiam do mercado. Canad? e Austr?lia tamb?m pediram a retirada.

As bolinhas que fazem parte do brinquedo cont?m uma subst?ncia que, em contato com ?gua, se transforma em outra subst?ncia similar ao GHB (?cido gama-hidroxibut?rico), droga conhecida como "ecstasy l?quido".

No Brasil, a Pro Teste (Associa??o Brasileira de Defesa do Consumidor) j? havia pedido a interdi??o, ao enviar notifica??o ao Inmetro e ao DPDC (Departamento de Prote??o e Defesa do Consumidor) e ? importadora Long Jump.

Por meio de nota, a Long Jump afirmou que o lote de brinquedos recebido pela empresa ? distinto dos lotes enviados aos EUA, Canad? e Austr?lia.

"O brinquedo que distribu?mos em nosso pa?s foi devidamente certificado pelo Inmetro para consumo. Para tanto, foram realizadas an?lises qu?micas, estando o mesmo em conformidade com os requisitos de toxicologia, ou seja, n?o h? qualquer dano potencial ao consumidor", afirma o comunicado, assinado pelo advogado Marcelo de Campos Mendes Pereira.

Apesar de ressaltar que at? agora n?o foi registrado nenhum caso de intoxica??o no Brasil, a Long Jump afirma que, por preven??o, requereu a repeti??o dos testes toxicol?gicos e ir? retirar os produtos dos pontos de venda. A empresa tamb?m recomenda aos pais que mantenha o brinquedo fora do alcance das crian?as.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES