Inscrições do Sisu encerram hoje; candidatos reclamam do sistema

Pontuação no Enem que está elevando a nota de corte pode ser descartada da disputa ao encerramento das inscrições.

Inscrições do Sisu encerram hoje; candidatos reclamam do sistema | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abriu na última terça suas inscrições e se encerra nesta sexta (9), é frequentemente comparado a um leilão. As notas dos candidatos no Enem são ranqueadas para concorrer a uma vaga em uma universidade pública brasileira. A classificação de aprovados pode ter alterações no período em que o Sisu opera (durante os quatro dias, o inscrito tem direito de mudar suas opções de curso/universidade). A entrada repentina de alguém com bom desempenho pode bagunçar a tabela de classificação.

No Sisu de 2020, um outro elemento foi adicionado a esse modelo: a nota de um candidato agora é ranqueada nas duas escolhas de curso/universidade - embora, ao final, a matrícula só possa ser feita apenas na opção indicada como principal.

Ou seja, a pontuação no Enem que está elevando a nota de corte pode ser descartada da disputa ao encerramento das inscrições.

A mudança foi introduzida pelo Ministério da Educação no ano passado sem aviso aos candidatos. No começo, suspeitava-se de uma falha, o que motivou nas redes sociais a hashtag #erronosisu e o aparecimento de termos como "dupla classificação" ou "nota fantasma".

Mais tarde o MEC explicou que se tratava da introdução de uma nova "metodologia [que] dá mais transparência ao processo, auxiliando os participantes em sua decisão", segundo nota divulgada.

Neste ano, com a manutenção do sistema de "dupla classificação", as reclamações se repetiram. Candidatos questionaram se a nota de corte visualizada era "real".


O modelo "gera uma ansiedade nos alunos", diz Alexandre Pereira, professor de biologia e tutor do colégio e curso pH. "O candidato pode não ler corretamente a situação sobre a vaga desejada e acaba fazendo outras opções de universidades e até mesmo de curso."

Para Madson Molina, coordenador do curso Anglo, "essa dúvida faz parte do jogo, é a regra". Ele compara com o mercado de ações as flutuações e as incertezas envolvidas. Assim como fazem investidores, afirma Molina, um dos caminhos é analisar dados anteriores para fazer suas apostas.

Pereira vai na mesma direção e indica simuladores disponíveis na internet que levam em conta a nota de corte do ano passado da chamada regular do Sisu no curso desejado. É apenas uma estimativa, mas que pode servir como um referencial melhor.

Ele também recomenda entrar nos editais do ano passado de universidades que estão sendo consideradas pelo candidato para observar a lista de espera e a nota da última pessoa chamada. Assim, pode se ter um panorama mais completo de suas chances e assim balizar suas chances no Sisu.

O G1 entrou em contato com o MEC para obter informações e posicionamento sobre o sistema de "dupla classificação", mas não obteve resposta.

Neste ano serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação. Veja o site do Sisu. Na madrugada da última terça, nos primeiros minutos após a abertura do sistema, o site apresentou problemas para carregar, mas teve acesso normalizado no começo da manhã.

Datas do cronograma:

  • o resultado sai na terça-feira da próxima semana, dia 13 de abril
  • as matrículas nas instituições de ensino serão realizadas no período entre 14 e 19 de abril. A documentação necessária é informada pela instituição de ensino
  • estudantes que não forem chamados para uma vaga nesta etapa poderão entrar em uma lista de espera que estará aberta entre 13 e 19 de abril.

Fique atento aos pesos atribuídos à nota do Enem pela instituição de ensino pesquisada - cada uma pode adotar critérios próprios na disputa pela vaga. O sistema faz o cálculo automaticamente. O candidato pode observar se tem direito ao sistema de cotas e informar na inscrição.

Para concorrer às vagas do Sisu, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem e não pode ter prestado o exame na condição de treineiro.

O MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 para dúvidas dos candidatos.

Por causa da pandemia, o Enem 2020 foi adiado de novembro para janeiro, e as notas foram divulgadas no final de março último. Isso fez com que o governo também adiasse o período de inscrições do Sisu para que a nota do Enem da edição mais recente pudesse ser usada.

O Sisu foi aberto em março para consulta. O candidato podia saber o número de vagas por curso e as regras de cada universidade — como as notas mínimas exigidas ou o regulamento para cotas sociais.

Outros programas de acesso ao ensino superior, como o de bolsas em universidades privadas (Prouni) e o de financiamento de mensalidades (Fies), abriram inscrições em janeiro e a seleção ocorre por meio da nota de edições anteriores do Enem. As inscrições para o Prouni e para o Fies já foram encerradas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES