Inscrições para o Sisu encerram nesta sexta-feira (24); resultado dia 28

O resultado do processo será divulgado no dia 28 de fevereiro e o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março

Inscrições para o Sisu encerram nesta sexta-feira (24); resultado dia 28 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que desejam conseguir uma vaga em universidades públicas têm até às 23h59min (horário oficial de Brasília) desta sexta-feira, 24 de fevereiro, para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023.

O resultado do processo será divulgado no dia 28 de fevereiro e o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março.

Inscrições para o Sisu encerram nesta sexta-feira (24); resultado dia 28 - Foto: Ascom

De acordo com a Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Viviane Carvalhedo, são 6.083 vagas disponibilizadas aos participantes do Enem de todo o Piauí, distribuídas entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). “O momento agora é de buscar uma vaga nas universidades públicas de todo o país. Aqui, no Piauí, são 6.083 vagas disponibilizadas em 3 instituições de Ensino Superior do Estado. Lembrando que até o dia 24 de fevereiro o estudante vai pegar sua nota, calibrar a sua média de aprovação em cada área do conhecimento e, a partir dali, sinalizar o curso que ele pretende cursar, com base na nota de corte”, declara ela.

Com um total de 387.634 candidatos, o Nordeste concentra o maior número de inscritos, representando 40,1% do total de inscritos do país, que por sua vez alcançou 965 mil estudantes que se inscreveram pela disputa de 226 mil vagas nas universidades públicas de todo o Brasil.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da equipe do Pré-Enem, segue com diversas estratégias para proporcionar as condições ideais de realização das provas, seja com aulas on-line ou revisões presenciais. “Nós estamos com metas muito claras do Governo do Estado atreladas não só em relação à oferta de tempo integral, criação e expansão da oferta de educação profissional, mas também com eixo voltado para a inclusão universitária. O Pré-Enem Seduc continua sendo o maior programa de inclusão universitária do país, com frente de reforço, mobilização e preparação para o Enem. Sem esquecer do trabalho que é realizado no dia a dia nas escolas”, completa a superintendente Viviane Carvalhedo.

Como se inscrever

Ao acessar o site do Sisu, o candidato deve selecionar a opção “Fazer inscrição” para ser redirecionado à página de login do Sistema. Para quem já tem uma conta no “Login Único” do Governo Federal, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, basta inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Caso contrário, é necessário criar uma conta gov.br.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. É vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Compete exclusivamente ao estudante certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas para as quais se inscreverá no processo seletivo.

Após as inscrições e divulgação das notas de corte, o candidato selecionado deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 2 a 8 de março, devendo ainda observar os dias, os horários e os locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Além disso, o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES