INSS passará a fazer prova de vida automática a partir de 2023

Procedimento que passa a vigorar será realizado através do cruzamento de dados de aposentados e pensionistas

INSS poderá fazer de forma automática consulta a prova de vida | Marcello Casal Jr Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá realizar algumas mudanças na prova de vida. Ele vai realizar o cruzamento de dados dos aposentados e pensionistas como prova de vida automática. em 2022, o procedimento foi suspenso para todos os segurados. Ele deixou de ser obrigatório nos bancos. Em razão disso, segundo o órgão, ninguém teve o benefício cortado por falta de recadastramento.

Leia Mais

Mas a partir do ano que vem, o instituto vai começar de fato a fazer a checagem de informações nos bancos de dados do governo federal. Dessa forma, no lugar do segurado provar que está vivo, agora caberá ao INSS certificar-se de que ele não morreu. 

INSS fará consulta automática a dados dos beneficiários - Marcello Casal Jr Agência Brasil

Titular do benefício

No cruzamento de dados, o INSS vai verificar se o titular do benefício — aposentadoria, pensão ou auxílio — teve algum ato registrado em sua base de dados ou em outros cadastros do governo federal.

Poderão ser utilizados como prova de vida o registro de vacinação, consulta feita no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de votação nas eleições, emissão ou renovação de passaporte, documento de identidade ou carteira de motorista, envio de declaração de Imposto de Renda e registro de transferências de bens, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES