Instituto alerta para importância da prevenção de doenças hepáticas graves

Durante o mês de agosto, o Instituto Brasileiro do Fígado, o IBRAFIG, apresenta uma série de debates sobre bem-estar, estilo de vida e saúde

figado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos fatores  importantes para a doença hepática é  o consumo de bebidas alcoólicas, que por sua vez aumenta o risco de cirrose e de câncer de fígado.

Pessoas que têm o hábito de ingerir álcool em excesso devem acompanhar a saúde do fígado por meio do exame de sangue para a checagem das enzimas e de consultas médicas.

Dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, mostram que a ingestão prejudicial de bebidas alcoólicas está associada a aproximadamente 500 mil mortes no mundo todo, a cada ano, por doenças hepáticas. Doença do fígado geralmente é assintomática, em seus estágios iniciais. 

Instituto alerta para importância da prevenção de doenças hepáticas graves- Imagem: Reprodução

Durante o mês de agosto, o Instituto Brasileiro do Fígado, o IBRAFIG, apresenta uma série de debates sobre bem-estar, estilo de vida e saúde do fígado, para conscientizar a população sobre os cuidados com o órgão. E um dos principais é adotar o consumo seguro de álcool, como explica a hepatologista Liana Codes, diretora da entidade e especialista em transplante de fígado. Segundo ela, o consumo seguro é válido para o indivíduo que não tem nenhum comprometimento hepático. Para quem tem alguma doença crônica, o recomendado é a abstinência completa do álcool. 

“Já uma pessoa sem doença, sem  gordura no fígado, pode consumir álcool moderadamente,  lembrando que “as mulheres metabolizam o álcool diferente do que o homem e, por isso, mesmo aquelas com boa saúde hepática não poderiam consumir mais do que um drinque por dia”.

Levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, o Cisa, indica que, no Brasil, a cirrose é a principal causa de mortalidade  relacionada à ingestão de bebidas alcoólicas.

De acordo com a hepatologista Liana Codes, um estudo recente aponta que houve aumento do consumo de álcool na pandemia. Por isso, é importante investir em medidas preventivas – a doença hepática pode ser mais sequela a médio prazo da pandemia. A presença de gordura no fígado é o primeiro sinal de alerta que está na hora de rever seus hábitos e estilo de vida.

E essa esteatose , pode evoluir de forma silenciosa para  inflamação, fibrose e cirrose. “Nosso maior desafio é identificar precocemente ocorrência de um dano hepático, para que o paciente não tenha uma progressão de doença, não chegue ao ponto de uma cirrose, de um câncer de fígado”, diz a especialista.

A prevenção das doenças hepáticas está relacionada com hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada e o consumo moderado de bebidas alcoólicas. Para saber mais, siga @tudosobrefígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES